Topo

Netflix é responsável por 50% da perda de audiência das TVs nos EUA

Mauricio Stycer

03/03/2016 15h20

orangenetflix2016
Estudo divulgado nesta quinta-feira (03) aponta a Netflix como "culpada" por algo que já se desconfiava: ela rouba público da televisão tradicional. Segundo a empresa de pesquisas e análises MoffettNathanson, houve em 2015 um declínio de 3% no consumo de TV pelos americanos – a migração para o serviço de streaming foi responsabilizada por 50% deste total.

Segundo o "Variety", que publicou detalhes da pesquisa, o americano consumiu 29 bilhões de horas de audiovisual via Netflix em 2015, o equivalente a 7% do total visto nos EUA. Em 2014, a participação da Netflix havia sido de 4,4%.

Na avaliação do responsável pela pesquisa, a parte no bolo da Netflix continuará a crescer, chegando a 14% do total em 2020. "Atualmente, a Netflix é uma fonte de dor para a indústria, mas não necessariamente uma causa da morte", escreve Michael Nathanson.

A foto que ilustra este texto é de uma cena de "Orange Is the New Black", um dos maiores sucessos da Netfix.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.