Topo

Aos 85 anos, Silvio Santos dá 10 provas que é o brasileiro mais divertido

Mauricio Stycer

07/12/2015 05h01

Silvio Santos não tem conta no Twitter, no Facebook ou no Instagram. Mal sabe usar um smartphone. Não recorre a assessores de imprensa para dar declarações ou esclarecimentos. Apesar da enorme curiosidade a seu respeito, evita a todo custo o excesso de exposição.

Mesmo assim, gênio do marketing, Silvio Santos é especialista em se manter na mídia. Foi talvez o primeiro apresentador a levar ao ar, sem medo, os seus erros e gafes. No auditório, em tom de piada, tem o costume de mandar recados sérios a artistas e personalidades. Com a ajuda das filhas e dos admiradores, deixa vazar imagens e vídeos que alimentam ainda mais o folclore sobre a sua figura.

No ano em que faz 85 anos (comemora o aniversário no próximo dia 12), Silvio Santos mais uma vez deu show. Abaixo, dez momentos em que o Brasil não teve outra alternativa a não ser falar — e rir — de suas tiradas.


1. Férias na Flórida: O ano começou com a divulgação da já célebre imagem, em frente e verso, do apresentador fantasiado de turista. A divulgação da foto coube à filha Patrícia, que escreveu: "Socorro!! Para completar o 'look' tradicional de férias do meu pai (camisa florida com shorts xadrez), olha as meias que a Rebeca deu!! #ninguémmerece #curtindoasferias #naotánemaí".


2. Propaganda da Netflix: Em um programa gravado antes de entrar de férias, mas só exibido em fevereiro, Silvio Santos voltou a dizer que tem pouco interesse pelo que é mostrado na televisão brasileira – incluindo, é claro, o seu próprio canal, o SBT. "Não vejo televisão, só cinema. Se você não tem Netflix na sua casa, passe a ter", disse, pedindo um mês de graça ao serviço. Reed Hashtings, CEO da empresa, respondeu oferecendo uma assinatura vitalícia a Silvio.



3. Rei da "trolagem": Mesmo muito gripado e abatido, Silvio Santos foi, como sempre, a maior atração do Troféu Imprensa, exibido em abril. O momento mais "sem noção" ocorreu ao receber a turma do "Pânico". Apresentado a uma nova integrante, Mari Baianinha, o dono do SBT se surpreendeu: "Você é mulher mesmo? Não é travesti? Porque esse programa 'Pânico' engana muito". Emilio Surita entrou no clima e respondeu: "A gente testa antes".



4. "Vou mijar, volto logo": No início de julho, Silvio largou a filha Rebeca no palco, apresentando o programa "Roda a Roda Jequiti", e foi ao banheiro. "Vou mijar. Volto logo", avisou. Desajeitada, ela se esqueceu de fazer alguns anúncios aos candidatos e errou alguns procedimentos do jogo, sendo sempre corrigida pelo pai. "Você tem que ser mais espontânea", ensinou ele, ao final.


5. "Saudosa Maloca": Um vídeo caseiro, divulgado por um músico que participou de uma festa na casa de Silvio, em julho, mostrou o apresentador cantando (ou tentando cantar) um clássico de Adoniran Barbosa.



6. Visita a Edir Macedo: Em um raro momento sério, no início de agosto, Silvio visitou o Templo de Salomão sendo ciceroneado por Edir Macedo. Acompanhado da mulher, Iris, elogiou muito a iniciativa. Mas não perdeu a oportunidade de uma tirada típica, em um diálogo com o dono da Record. "Eu sou a prova viva de que Deus existe", disse Macedo. "Okay", respondeu o dono do SBT.


7. Quero-quero e pica-pau: No final de agosto, uma "colega de auditório" mostrou um cartaz com a charada: "Se um quero-quero cruzar com um pica-pau, que nome eles deveriam colocar na filha deles?". Silvio não perdeu a chance e entrou na brincadeira. É tipo inacreditável.

silviosantosdanilogentili
8. "Eles vão todos para o inferno": Irritado com Band e Record, que se recusaram a ceder artistas para o tradicional Teleton por causa de piadas de Danilo Gentili, Silvio reclamou em público, durante um programa, em outubro: "Você faz uma piada e eles não vem no Teleton! Sabe o que é isso? Isso é desculpa para não vir no Teleton. Eles vão todos para o inferno". No dia seguinte, a Record voltou atrás.


9. "Rapaz americano": Presente no Teleton, Xuxa não se encontrou com Silvio e acabou sendo alvo de um comentário crítico do patrão: "A gente quer ver a Xuxa, de vestido, de cabelo (sic). Agora ela só faz o rapaz americano. O que gente vê é o rapaz americano. Quem gosta de ver o rapaz americano, então, acompanha a Xuxa toda a segunda-feira na Record". A apresentadora respondeu pedindo "respeito".

montagemsilviosantosceara
10. "Vou mandar matar": Em novembro, Silvio chegou à Globo, imitado por Wellington Muniz, o Ceará, durante o "Tomara que Caia", exibido na mesma hora de seu programa. Além de vencer a imitação no Ibope, o apresentador ainda debochou: "Não gostei do que a Globo fez. Colocou aquele Ceará para me imitar. Vou mandar matar o Ceará. Nunca pensei que eu fosse tão feio." Ceará agradeceu: "Silvio pode falar o que quiser de mim".

O blog está no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.