Topo

SBT-Recife exibe propaganda política fora do horário e cresce no Ibope

Mauricio Stycer

16/11/2015 12h23

PovonaTVCiroBezerra
A TV Jornal, afiliada do SBT em Recife, encontrou em uma brecha da lei um artifício para ganhar audiência durante o período do horário de verão. Como Pernambuco não adiantou uma hora, a emissora está aproveitando a diferença de fuso para exibir o horário político obrigatório separado dos outros canais da TV aberta.

Desde que o horário de verão foi implantado em 2015, a partir de 18 de outubro, a tática já foi utilizada quatro vezes – a mais recente, na quinta-feira passada, dia 12 de novembro.

Às 20h30 (19h30 no horário de Recife), enquanto todos os canais entraram com o horário político, alinhados com Brasília, o SBT seguiu exibindo o seu telejornal local, "O Povo na TV". Sozinho no ar, com programação própria, naturalmente, a audiência subiu. Somente às 20h30 locais (21h30 de Brasília) é que a TV Jornal está exibindo a propaganda política obrigatória.

Com esse artifício, na última quinta-feira (12) a audiência prévia do jornal foi de 8 pontos, contra os 6 pontos de média que o programa tinha antes do horário de verão. A emissora está comemorando o crescimento.

A legislação determina que a propaganda política seja exibida no horário de Brasília. Mas, segundo Patrícia Pereira Nunes, advogada da TV Jornal, ouvida pelo blog, "não há entendimento pacificado sobre isso" na Justiça Eleitoral. "Fomos informados que poderia ficar a nosso critério".

Patrícia afirma ter consultado o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Pernambuco, que a remeteu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília. Ela diz que a TV Jornal está dentro da lei. "A Coordenadoria de Jurisprudência do TSE me informou que há decisões diferentes sobre o assunto".

Mesmo se valendo deste artifício, a audiência de "O Povo na TV" cresceu, mas não conseguiu ultrapassar a Globo e a Record.

O blog está no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.