Topo

Globo vê como “natural” o sucesso de “Os Dez Mandamentos” no seu "ápice"

Mauricio Stycer

09/11/2015 12h11


Superada pela Record sucessivas vezes em seu horário mais nobre nas últimas semanas, a Globo mantém a fleuma. Em resposta a um questionamento do blog sobre os altos índices de audiência de "Os Dez Mandamentos", a direção da emissora entende como "natural" que isso tenha ocorrido, "sobretudo quando a história atingiu o seu ápice, com as pragas do Egito e a travessia do Mar Vermelho".

A novela bíblica, escrita por Vivian de Oliveira, tem batido o "Jornal Nacional" e "A Regra do Jogo" nas principais cidades do país — resultados festejados, com justiça, como "históricos" pela Record. Esta semana a emissora espera bater novos recordes com as sequências que mostrarão a abertura do Mar Vermelho durante a fuga dos hebreus do Egito. Com previsão de encerramento no próximo dia 20, "Os Dez Mandamentos" será sucedido por uma reprise da minissérie "O Rei Davi".

Em junho, Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Globo, reconheceu em entrevista a três jornalistas, incluindo este blogueiro, que o fracasso de "Babilônia" decorreu de dois fatores – "fragilidade" da própria novela e o impacto da estreia de "Os Dez Mandamentos " e da novela infantil do SBT. Veja aqui.

Quatro meses depois, eu quis saber da direção da emissora se a avaliação havia mudado, uma vez que "Babilônia" foi substituída por "A Regra do Jogo" e a audiência da novela bíblica aumentou no período. Reproduzo abaixo a íntegra da resposta, assinada por Sergio Valente, diretor de Comunicação da emissora:

"A leitura do cenário não mudou. É natural que o público que já assistia à novela 'Os Dez Mandamentos' tenha continuado a acompanhá-la, sobretudo quando a história atingiu o seu ápice, com as pragas do Egito e a travessia do Mar Vermelho. O SBT também manteve seu público com a novela infanto-juvenil. Da nossa parte, reiteramos nossa confiança em 'A Regra do Jogo'. Temos no ar uma novela forte, com qualidade de enredo, grande elenco e produção impecável.

O retorno se reflete na repercussão de 'A Regra do Jogo'. A novela é líder no horário de exibição, com o dobro de audiência da segunda colocada (26 pontos tem a média parcial da novela, contra 13 pontos da segunda colocada). A média na semana passada foi a maior desde a estreia: 30 pontos E, nas redes sociais, termos ligados à novela alcançam diariamente os trend topics mundiais, especialmente a torcida do público por seus personagens favoritos, como o casal formado por Romero e Atena. Acreditamos na força do nosso conteúdo."

Veja também
Schroder não tira mérito de rivais, mas vê "fragilidade" em "Babilônia"

O blog está no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.