Topo

Leitor vê furos, soluções ruins e incoerências no fim de Verdades Secretas

Mauricio Stycer

26/09/2015 21h41


Espectador atento, o leitor Mr. Novela colabora com sugestões e dicas para o blog já há alguns anos. Na madrugada desta sábado (26) ele me mandou um e-mail mais longo do que o habitual. Era um desabafo a respeito do último capítulo de "Verdades Secretas", de Walcyr Carrasco. Decepcionado com o desfecho da trama, ele apontou o que, na sua opinião, foram problemas, incoerências e soluções mal resolvidas da trama. Mesmo não concordando com tudo, nem com o exagero do título, reproduzo a sua mensagem a seguir, pois acho que ele levanta bons pontos de discussão sobre a novela:

O pior último capítulo da história da Globo

No interminável último capítulo de "Verdades Secretas", o fim contrasta com a novela inteira, além de ter deixado vários buracos. A Angel do interior do início vira uma Devil (demônia) absurda! Um monte de incoerências.

Cadê as reações de Pia e principalmente de Giovanna, a responsável por ter criado a situação, em relação ao suicídio de Carolina? Poderia também ter tido a reação das duas sobre a morte de Alex, embora nesse caso fosse menos necessário.

Quais as reações de Bruno, Pia e Alex sobre a viagem de Giovanna?

Larissa reencontrou a mãe? Aliás, foi estranho tudo se resumir em ela virar evangélica, mudando radicalmente seu destino por conta das drogas e desistindo de ser modelo, sua razão de viver até o penúltimo capítulo. E a personagem já era uma vilã no início. No primeiro desfile de Arlete, ela tentou que a jovem escorregasse na passarela, sem sucesso.

verdadessecretasyasminbrunetbeijoBruno ficou separado da personagem da Yasmin Brunet (que, pelo jeito, continuou fazendo book rosa) mesmo ela tendo se apaixonado de verdade por ele. Aliás, o beijo dela com a outra modelo loira foi também desnecessário e para chocar. Como em "Babilônia", fica a questão (ainda que o da novela das 23h tenha sido o primeiro beijo gay de verdade que a Globo exibiu): só pode ter um beijo assim no último capítulo?

Fanny sequer foi presa? Continua o book rosa? Isso de ela ficar com o Léo foi estranhíssimo. A relação de Lurdeca e Visky continua se limitando a álcool e em segredo? O que mudou?

A morte de Lyris no penúltimo capítulo foi realmente desnecessária. Não serviu pra nada. O book rosa continuou na agência, tudo igual.

O final foi extremamente down (para baixo), desnecessariamente. Morrem Carolina, Alex e Hilda, além de Arlete virar uma psicopata, embora não dê pra entender por quê.

Desde que viu a arma na casa da avó (o fato de Hilda estar com a arma é RI-DÍ-CU-LO), planejou tudo, ou seja, "vou virar uma bandida"? Ninguém achou estranho ela estar numa lancha com Alex? Todos acharam normal a mãe dela se matar e depois Alex morrer assim?

Walcyr tem taras por mortes. Muita gente vai dizer que teve novela com muito mais mortes, a diferença é que todas as mortes tiveram uma razão de existir, para além de um: "vou fazer algo chocante pra ser elogiado".

Provavelmente o pior último capítulo da história da Globo ainda vai render muitos comentários negativos.

Veja também
Carolina se suicida e Angel mata Alex: veja finais de "Verdades Secretas'

O blog está no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.