Topo

“Os Dez Mandamentos” afeta “A Regra do Jogo” e o “JN” de forma quase igual

Mauricio Stycer

18/09/2015 15h57

Os números de audiência desta semana mostram ainda mais claramente algo que já se percebia há algum tempo. "Os Dez Mandamentos" derruba a audiência de quem está no mesmo horário, seja o "Jornal Nacional", seja "A Regra do Jogo". Em outras palavras, o problema da Globo não é a sua nova novela, mas a força do folhetim bíblico da concorrente. Os números de dois dias ajudam a clarear este ponto de vista.

1. Na quarta-feira (18), por causa do futebol, "A Regra do Jogo" foi ao ar mais cedo e ficou cerca de 40 minutos disputando audiência com "Os Dez Mandamentos". Resultado: teve média geral de 21 pontos e foi apenas o quinto programa da Globo mais assistido naquele dia.

2. Na quinta-feira (19), com a ajuda do horário político, a Globo conseguiu empurrar a sua nova novela para bem tarde. Quem enfrentou "Os Dez Mandamentos" a maior parte do tempo foi o "Jornal Nacional". O que aconteceu? A novela de João Emanuel Carneiro registrou média de 23,5 pontos, sendo o programa da Globo mais assistido no dia. Já o "JN", com média de 20,3, foi apenas o sexto lugar no dia da emissora.

3. Sempre que "Os Dez Mandamentos" termina, a audiência da novela da Globo sobe alguns pontos, sugerindo que  uma parte do público assiste as duas novelas.

Na quarta-feira, no longo embate com a novela, "Os Dez Mandamentos" perdeu por 19 a 21. O "JN" marcou 22. Na quinta-feira, no confronto da novela bíblica com o "JN", houve empate em 20 a 20. Ainda nesta quinta, nos 13 minutos em que as duas novelas ficaram no ar ao mesmo tempo, pela primeira vez, a Record venceu, por 20,9 a 19,7.

Veja também
Nilson Xavier: 65 anos de TV: 200 milhões de críticos explicam a crise de A Regra do Jogo

O blog está no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.