Topo

Guerra: Globo estica o "JN" e Record reage enrolando "Os Dez Mandamentos"

Mauricio Stycer

15/09/2015 05h01

Por causa do sucesso de "Os Dez Mandamentos", Globo e Record estão protagonizado uma disputa insólita na TV aberta. De um lado, a emissora da família Marinho tem atrasado a sua programação para evitar que "A Regra do Jogo" enfrente a novela bíblica. Do outro lado, em sentido inverso, a rede de Edir Macedo está esticando a duração de suas atrações com o objetivo justamente de provocar o confronto entre os dois folhetins.

Nesta segunda-feira (14), o "Jornal Nacional" começou às 20h30 e só terminou às 21h40. Excluindo a publicidade, foram mais de 58 minutos de noticiário – a duração mais longa do programa que consta no site da emissora (de 18 de março para cá).

Desde que "A Regra do Jogo" estreou, a duração do "JN" não para de crescer às segundas-feiras. No dia 24 de agosto, ainda com "Babilônia", foram 44 minutos. No dia da estreia da nova novela, saltou para 51. Uma semana depois, chegou a 56. E esta segunda bateu o seu recorde.

Em São Paulo, a Globo nesta segunda-feira adotou uma outra medida pouco comum para segurar a audiência de "A Regra do Jogo": suprimiu um intervalo comercial. O primeiro bloco da novela teve duração de cerca de 35 minutos na cidade.

A Record, por sua vez, promoveu duas mudanças recentes. Primeiro, tem esticado o "Cidade Alerta" cerca de cinco minutos por noite. Em vez de encerrá-lo às 20h30, junto com "I Love Paraisópolis", como acostumou o público, tem deixado o policial comandado por Marcelo Rezende ir além.

A outra mudança é na estrutura da novela. Nesta segunda-feira, por exemplo, "Os Dez Mandamentos" começou com um resumo não apenas do capítulo anterior, como de hábito, mas mostrando situações que ocorreram nas últimas duas semanas, desde que começaram as pragas contra o Egito. Ao fim do episódio, a emissora exibiu também um "cenas do próximo capítulo", expediente que só costuma adotar às sextas-feiras.

Esta disputa entre Globo e Record prejudica o espectador por, pelo menos, quatro motivos. 1. Ambas as emissoras estão atrasando a sua programação. 2. É possível imaginar que o "JN" está inflando o programa com notícias não essenciais. 3. O fã de "A Regra do Jogo" tem motivos para reclamar que a sua novela está demorando para começar. 4. E quem gosta de "Os Dez Mandamentos", igualmente, não ganha nada com essa encheção de linguiça.

Audiência: O esforço das duas emissoras levou "Os Dez Mandamentos" e "A Regra do Jogo" a se enfrentarem por 12 minutos, em São Paulo, entre 21h41 e 21h52. A novela da Globo registrou neste período média de 24 pontos contra 21 do folhetim da Record (cada ponto equivale a 67 mil domicílios).

Veja também
. Contra "Os Dez Mandamentos", "JN" fica mais longo do que a nova novela
. Ibope: "Dez Mandamentos" empata com a "A Regra do Jogo"
. Record atrasa novela e "Cidade Alerta" empata um minuto com o "JN"
. Sucesso fez autora esticar a duração das pragas em "Os Dez Mandamentos"

O blog está no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.