Topo

Record recupera a vice-liderança em SP com a ajuda de Silvio Santos

Mauricio Stycer

02/09/2015 18h07

EdirSilvioAdriana

Com uma vitória por um décimo de diferença, 5,4 a 5,3 pontos, a Record recuperou a vice-liderança na Grande São Paulo no mês de agosto. Na média de 2015, o SBT segue na frente, também por um décimo, 5,3 a 5,2 (cada ponto equivale a 67 mil domicílios).

O principal fator a favor da Record em agosto foi o crescimento de sua audiência média no período da tarde – sinal de que a estratégia de trocar o "Programa da Tarde" por reprises de novela funcionou. O SBT perdeu audiência nesta faixa horária.

Na luta mês a mês, agosto representou a segunda vitória da Record (a outra foi em abril). Em todos os demais meses, o SBT venceu a concorrente na disputa pelo segundo lugar.

Uma das vitórias mais expressivas da Record sobre o SBT no mês ocorreu no dia 2 de agosto, quando o "Domingo Espetacular" exibiu a visita de Silvio Santos, tendo Edir Macedo como cicerone, ao Templo de Salomão. Nos pouco mais de 30 minutos da reportagem, a Record surrou o SBT (que exibia o "Programa Silvio Santos") por 18 a 8. É difícil medir o impacto deste resultado sobre a média final do mês, mas é evidente que o dono do SBT ajudou na vitória do concorrente.

No Painel Nacional de Televisão (PNT), que consolida a audiência de 15 grandes centros urbanos, o SBT é vice-líder desde junho de 2014. Agora em agosto, a emissora registrou média de 5,2 contra 4,7 da Record (cada ponto no PNT equivale a 233 mil domicílios).

Veja também
Encontro entre Silvio Santos e Edir Macedo sugere amizade que não existe

O blog está no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.