Topo

Novelas da concorrência se repetem, diz autora de “Os Dez Mandamentos”

Mauricio Stycer

20/08/2015 05h11

Autora de três minisséries ("A História de Ester", "Rei Davi" e "José do Egito") e de uma novela ("Os Dez Mandamentos"), Vivian de Oliveira é hoje a maior especialista brasileira neste filão bíblico. Em entrevista ao programa UOL Vê TV, esta semana, ela conta detalhes sobre o maior sucesso da Record em 2015 e revela que já tem planos de uma nova série inspirada em história da Bíblia.

Apesar dos muitos temas fortes exibidos em "Os Dez Mandamentos", como assassinatos, adultério, prostituição etc, a autora considera correto chamá-la de uma novela "da família brasileira". "Não há violência gratuita", justifica. Na entrevista Vivian também conta do susto que levou ao saber que, por causa do sucesso, teria que esticar sua novela em 20 capítulos – eram 150, agora serão 170.

Visto inicialmente com desconfiança, o projeto de teledramaturgia com inspiração bíblica hoje é bem aceito, afirma. "No começo, os atores tinham preconceito e não queriam fazer novelas bíblicas", revela.

Apesar de ter criado várias tramas e inventado personagens que não existem, a autora garante que "o diferencial da novela é ser fiel a Bíblia, e isso não foi um pedido da Record". Sobre as dificuldades que a Globo vem obtendo com as suas novelas, Vivian observa: "A concorrência fazia novelas diferentes, agora é sempre a mesma coisa".

Na entrevista, ela fala ainda do projeto de fazer uma espécie de "Game of Thrones" bíblico. Veja abaixo trechos selecionados e, no fim, um vídeo com a íntegra da conversa.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.