Topo

Em 45 dias, família Abravanel sai da toca e ocupa a programação do SBT

Mauricio Stycer

17/08/2015 11h41

patriciaxuxa

Empresa tipicamente familiar, como outras no mundo da mídia, o Grupo Silvios não dá sinais de que pretenda mudar este tipo de gestão depois que o patrão se afastar do comando. Como revelou o repórter Chico Felitti, na "Folha", Silvio Santos, de 84 anos, contratou a consultoria americana McKinsey com a intenção de preparar suas filhas para continuarem tocando o negócio.

Coincidência ou não, nos últimos 45 dias aumentou muito a exposição pública da família Abravanel, dentro e fora do SBT. As filhas de Silvio Santos têm aparecido com frequência incomum em programas da emissora e estão mais disponíveis do que nunca para entrevistas à mídia.

SilvioSantosRebeca2No início de julho, a sempre discreta Rebeca participou da gravação do "Roda a Roda Jequiti". Silvio Santos a chamou ao palco e, dizendo que precisava "mijar", a deixou sozinha no comando da atração. Na volta, deu lições à filha, que é diretora do Jequiti, sobre como ser mais espontânea diante das câmeras.

silviaabravanelraulgilEm meados de julho, quando a Justiça impediu Matheus Ueta, de 11 anos, e Ana Julia, 8, de apresentar o "Bom Dia & Cia", o SBT designou a diretora do programa, Silvia Abravanel, para assumir a função.

Desde então, a reclusa Silvia não para de aparecer. Já esteve em dois programas da casa (Eliana e Raul Gil), em ambos para falar sobre a sua vida pessoal e dar opiniões sobre outros artistas. À vontade, também tem concedido inúmeras entrevistas para defender o tratamento que a emissora concede às crianças que trabalham na casa.

irisnoratinhoÍris Abravanel, a mulher de Silvio, também apareceu bastante nas últimas semanas – e por um motivo nobre: a divulgação de "Cúmplices de um Resgate", a mais recente adaptação de novela que ela assina. Cara a cara com Ratinho, a primeira-dama do SBT falou sobre o seu processo criativo e a intimidade com o marido.

DanielaBeyrutiIrisAbravanelO esforço de promoção de "Cúmplices" também tirou da toca outra filha de Silvio, a diretora artística da emissora, que raramente aparece em público. Daniela Beyruti deu uma entrevista  ao "Jornal do SBT", para falar sobre a novela. E revelou: "Eu tenho, no meu coração, uma vontade de ser uma Disney brasileira. É uma aspiração muito grande, diga-se até ambicioso, no bom sentido, mas eu queria".

patriciaeliana2Já Patricia, a filha mais "artista" da família, além de aparecer duas vezes por semana na grade da emissora ("Jogo dos Pontinhos", aos domingos, e "Máquina da Fama", às segundas), não cansa de surgir em outros programas da casa. Na última semana, ela esteve com Ratinho e Eliana, em ambos promovendo o seu programa musical e falando de sua vida pessoal.

Na atração dominical, ela fez bastante propaganda da ação que será exibida nesta segunda-feira (17), quando aparecerá em cena fantasiada de Xuxa no mesmo momento em que Xuxa estiver estreando na Record (imagem no alto do texto).

EdirSilvioAdrianaPor fim, esse período marcou uma aparição surpreendente do próprio Silvio Santos. Em visita ao Templo de Salomão, ele conversou com Edir Macedo e respondeu a algumas perguntas de Adriana Araujo, no "Domingo Espetacular". O encontro gerou muitas especulações e um fato objetivo: enquanto a sua passagem pelo templo era exibida, a Record bateu o "Programa Silvio Santos" no Ibope.

Não sei dizer se toda esta movimentação está ocorrendo por orientação da consultoria americana, mas é visível que a família Abravanel está cada vez mais à vontade diante das câmeras.

Leia aqui relatos sobre estas participações
01.07Rebeca Abravanel no "Roda a Roda Jequiti" 
26.07Silvia Abravanel no "Programa Eliana" 
30.07 Iris Abravanel no "Programa do Ratinho"
02.08Silvio Santos no "Domingo Espetacular" (Record)
04.08Daniela Beyruti no "Jornal do SBT"
11.08Patricia Abravanel no "Programa do Ratinho"
15.08Silvia Abravanel no "Programa Raul Gil"
16.08Patricia Abravanel no "Programa Eliana"

Leia também
Silvio Santos quer fazer de filhas 'superexecutivas' de seu império
Conheça as 7 mulheres que vão herdar o império de Silvio Santos
Herdeiras e diretores do SBT não conseguem imaginar a emissora sem Silvio

O blog está no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.