Topo

“Babilônia” lembra Cebolinha e seus péssimos “planos infalíveis”

Mauricio Stycer

04/08/2015 05h01

BabiloniaReginasalvaOliviaToda semana em "Babilônia" algum personagem está tentando aplicar um golpe em outro e, quase sempre, o plano dá errado. Essa rotina de "planos infalíveis" lembra um personagem de Mauricio de Sousa, o "englaçado" Cebolinha, e suas tentativas, sempre fracassadas, de ferrar a Mônica.

As campeãs de planos diabólicos são Beatriz (Gloria Pires) e Inês (Adriana Esteves). Desde que começou a novela elas vêm protagonizando um interminável "Tom & Jerry" – uma tentando acabar com a outra e vice-versa.

Beatriz também gasta parte do seu tempo na novela planejando outros golpes e mortes. Em julho, com a ajuda de Murilo (Bruno Gagliasso), armou um plano infalível para matar seu ex-marido, Evandro (Cassio Gabus Mendes), mas quem morreu foi o criminoso contratado para cometer o crime (veja aqui).

A megavilã Beatriz agora também está às voltas com a tentativa de assassinar o próprio Murilo. Há uma semana, ela transou com o rapaz, depois jogou sonífero em seu uísque e o largou no apartamento com o gás aberto. O vilão, inconsciente, foi salvo pela chegada do irmão, Vinícius (Tiago Fragoso), e da super-heroína Regina (Camila Pitanga).

babiloniaviniciusmuriloNa semana anterior, Murilo havia tentado matar justamente Vinicius. Duas vezes. Ambos planos infalíveis falharam, naturalmente. No primeiro, ele sabotou o freio do carro do irmão. Por causa disso, Vinicius perdeu o controle do veículo na estrada, mas só sofreu ferimentos leves. Um capítulo depois, Murilo jogou sonífero num copo de suco que Vinicius tomou, mas o advogado apagou antes de começar a dirigir.

Esta semana "Babilônia" começou com um novo plano infalível de Cris (Tainá Muller). Desde que voltou à novela, a mais bonita das vilãs se dedica a destruir Regina, que nem namora mais seu ex-marido.

cebolinhaNo capítulo desta segunda-feira, Cris embebedou a modelo Olívia, colocou fogo na sala em que ela dormia e deixou o celular na rival na cena do crime, na esperança de incriminar Regina. E não é que a super-heroína apareceu no local exatamente quando o incêndio estava começando? No capítulo desta terça-feira (04), Regina vai salvar Olívia (imagem no alto do texto).

Todo "plano infalível" do Cebolinha termina com Mônica acertando uma coelhadas no menino da língua presa. Os vilões de "Babilônia" bem que estão merecendo levar um golpes da Mônica. "Blincadeilinha".

Em tempo: Quem primeiro notou a semelhança entre os golpes de "Babilônia" e os planos infalíveis de Cebolinha foi o perfil @noveludo no Twitter.

O blog está no Twitter e no Facebook.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.