Topo

"Verdades Secretas” humilha “Malhação” ao retratar adolescentes

Mauricio Stycer

21/07/2015 05h01

VerdadesSecretasGiovannaAngel2Exibidos 25 capítulos, aproximadamente um terço de sua duração total, "Verdades Secretas" tem chamado a atenção, como era de se esperar, mais pelos seus exageros do que por suas qualidades.

Walcyr Carrasco foi muito bem-sucedido em provocar polêmica e chocar o público com um enredo sobre prostituição no mundo das modelos, muitas cenas de nudez e sexo, além de diálogos fortes e nada naturais.

verdadessecretasalexcarolinaNeste momento da história, o protagonista Alex (Rodrigo Lombardi), empresário poderoso, comandante de uma holding, está metendo os pés pelas mãos por conta da paixão por uma adolescente, Arlete/Angel (Camila Queiróz). Decidido a ter a menina para ele, ele deixou toda a sua frieza de lado e decidiu se casar com a mãe dela, Carolina (Drica Moraes).

São estes elementos, muitos deles forçados ou implausíveis, que têm garantido, acredito, boa audiência a "Verdades Secretas".

Dois outros aspectos merecem destaque, na minha opinião. Um, já observado pelo crítico Nilson Xavier, é a qualidade da direção de Mauro Mendonça Filho. Claramente interessado que "Verdades Secretas" seja vista não como uma novela, mas como um seriado, o diretor tem sido bem-sucedido em propor alternativas à encenação tradicional de um folhetim deste tipo, de linhagem realista.

verdadessecretasgraziAinda que resvale, eventualmente, numa estética cafona, Mendonça Filho tem conseguido bons efeitos, seja de câmera, seja de luz, bem como na direção de atores. Em alguns momentos, o espectador tem a impressão de que o texto de "Verdades Secretas" está indo para um lado e a direção da cena para o outro.

Um dos melhores momentos da novela, até agora, foi o encontro de Angel, detida como garota de programa, com sua avó, Hilda (Ana Lucia Torre), na delegacia. Sem saber ainda que a menina se prostituía, ela vai entendendo a situação aos poucos, num momento de alta carga dramática. É uma cena antológica, na minha opinião, em que o texto de Carrasco, excepcionalmente contido, e a direção de Mendonça, muito elegante, se casaram à perfeição.

verdadessecretasfestaO segundo aspecto que merece destaque é a forma como Carrasco tem apresentado os adolescentes da trama. Creio ser esta a maior contribuição de "Verdades Secretas". Giovanna (Agatha Moreira), Angel e toda a trupe de jovens que as cercam oferecem uma visão absolutamente transgressora ao padrão estabelecido por "Malhação", na Globo.

Mais do que Alex ou a dona de agência e cafetina Fanny (Marieta Severo), Giovanna e Angel são as verdadeiras protagonistas da história. Uma rica e abusada, a outra de origem humilde e oprimida, elas oferecem um olhar incomum, na televisão, sobre o adolescente hoje.

verdadessecretasgiovannaantonyProstituição, sexo ocasional, consumo de drogas (leves e pesadas), bullying, mentiras, hedonismo – os adolescentes de "Verdades Secretas" possivelmente não representam um universo muito grande, mas tenho certeza que mostram um comportamento conhecido por muitos pais.

Não deixa de ser curioso que este aspecto de "Verdades Secretas" chame menos atenção do que o "book rosa" ou o plano mirabolante de Alex para se casar com a mãe de Angel. É como se o público estivesse preferindo não ver o que há de mais forte, realmente, na novela.

O blog está no Twitter, Facebook e Google+.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.