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Schroder não tira mérito de rivais, mas vê “fragilidade” em “Babilônia”

Mauricio Stycer

27/06/2015 00h05


Diretor-geral da Rede Globo desde janeiro de 2013, o jornalista Carlos Henrique Schroder foi o anfitrião esta semana de um evento importante para a emissora: o International Academy Day. Trata-se de um encontro que ocorre a cada ano em um país, promovido pela Academia de Televisão, Artes e Ciências, a mesma que concede o prêmio Emmy, com a presença de representantes de vários países.

Schrodervertical2015A agenda do encontro incluiu dois dias de painéis dedicados a questões de produção e realização de TV, além de ter sido uma oportunidade para a Globo divulgar e promover a sua marca.

Na manhã de sexta-feira (26), Schroder conversou com três jornalistas brasileiros por cerca de 40 minutos. Pela primeira vez, falou sobre o fracasso de "Babilônia", reconhecendo a "fragilidade" da novela diante da concorrência. Diante da repercussão, observou: "Há um país mais conservador do que você imagina".

Revelou que ainda este ano a Globo lançará um novo "player" digital que permitirá aos assinantes do serviço acompanhar a programação da emissora, ao vivo, por telefones, laptops etc.

Também descreveu experiências que têm feito na grade de programação da emissora, alterando horários e o alcance (nacional ou regional) de programas. Protestou, ainda, contra as limitações que enfrenta por conta do sistema de classificação indicativa, que determina o horário em que cada programa pode ser exibido. Schroder defende que o sistema seja de recomendação, e não impositivo, como é hoje.

Abaixo os principais trechos da conversa:

Flexibilidade na grade
Quando a gente mudou o diretor de programação, entrou o Amauri Soares, o que a gente combinou? Ter uma atuação mais atenta, acompanhar melhor o que está acontecendo. Então, por exemplo, você tem um temporal na Bahia. Aconteceu isso. A Fátima (Bernardes) entra, faz dez minutos, e avisa: "Agora a TV Bahia vai ficar local e o programa continua para o resto do Brasil." Santos teve problema com chuva outro dia. Aí Santos fica local. A gente tem usado espaço local quando aquilo interessa. Não interessa o Brasil inteiro.

Resultados
Tem dado muito bom resultado. Quando a questão é nacional a gente avalia o interesse do público. Hoje temos oito das 15 praças medidas pelo Ibope em tempo real. Porto Alegre, Curitiba, Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília. Representa cerca de 80%. Dá uma noção melhor. Outra coisa, a gente consegue ver a avaliação de cada programa por essa média. Ai você começa a ter opção de horário.

Testes
A experiência de inverter a Sessão da Tarde com o Vale a Pena Ver de Novo começou em Brasília e depois Belo Horizonte. Vimos que deu certo e mudamos para o Brasil inteiro. Tem mais lógica. A novela entrega para "Malhação", "Malhação" entrega para a novela das 18h.

verdadessecretasangelHorário de "Verdades Secretas"
A gente queria fazer experiência de uma semana (indo ao ar logo depois de "Babilônia"). A novela não poderia ficar naquele horário. Como a primeira semana era mais leve do ponto de vista da classificação indicativa, dava. Agora, não. Vai entrar mais fundo na questão das drogas. Ela se propõe a isso, entrar numa discussão mais pesada. A alteração foi de uma semana para implantar melhor a novela. Em vez de deixar um dia mais cedo, colocamos uma semana. E funcionou.

felizesparasempretrio"Felizes para Sempre?"
Eu tinha encomendado "Felizes para Sempre?" para o primeiro horário (logo depois da novela das 21h).Aí quando veio o texto e o desenho do (diretor) Fernando Meirelles, eu falei: vamos tentar "limpar" isso aqui, aquilo ali, para ver se segura o primeiro horário. Chegou uma hora que você começa a mexer na obra. Aí eu liguei para o Euclydes Marinho (autor da série) e falei para deixar no segundo horário. Senão começa a perder… Foi um problema de classificação indicativa na veia. O primeiro horário é mais importante como estratégia, você alavanca melhor. Mas nem sempre é possível.

"Babilônia" mais curta
O final já está agendado. Já estão gravando "A Regra do Jogo". "Babilônia" foi encurtada em três semanas. "A Regra do Jogo" estreia dia 31 de agosto.

Fracasso de "Babilônia"
A gente fez muitas reuniões de avaliação com o Gilberto (Braga), com o Silvio (de Abreu) para discutir. São coisas que às vezes você não entende. Acho que tem dois fatores ali que aconteceram. Um, claro, a novela em si. Alguma coisa da trama não funcionou. Óbvio. Mas, ao mesmo tempo, teve uma mudança com a estreia de "Os Dez Mandamentos" e a novela infantil que o SBT colocou. Algum público já tinha saído ali também. Não vou tirar o mérito de um lado e talvez a fragilidade do outro, mas as duas combinações aconteceram.

Pressão da concorrência
Vai continuar. Mas sempre acho que, se você tem um produto forte, você derruba isso. Por isso acho que tem uma fragilidade do que aconteceu. E aí propicia um terreno fértil para o outro crescer. Quando você tem um produto forte, não tem jeito. É vencedor. A novela do João (Emanuel Carneiro) está muito forte, boa. O elenco é excepcional. Alexandre Nero, Giovanna Antonelli, Susana Vieira…

namoralmalafaiaConclusão
A gente conversou muito internamente sobre isso com o Silvio, com o pessoal. Acho assim: há um país mais conservador do que você imagina. É mais ou menos essa a resposta. Você viu o programa do (Pedro) Bial ("Na Moral" especial dos 50 anos da Globo)? A gente pôs essa discussão no ar. Foi uma pena porque o debate era entre o Silas Malafaia e o Jean Willys. E Jean não pode ir. Seria um debate maravilhoso. Mesmo assim, foi bom o programa.

Na Moral
Bial quer criar outro programa, renovar. Algo nessa linha de discussão.

babiloniabeijofernandanatalia2Beijo entre mulheres
O beijo é o pano de fundo. O acompanhamento da novela existe. Não é o beijo especificamente. Tem acompanhamento para novela com lupa. O Ministério da Justiça acompanha rigorosamente tudo. Às vezes, até uma chamada chama a atenção deles. Se você olhar o beijo (entre as personagens de Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg) não há motivo para notificação. E não houve mesmo.

Denúncia
Às vezes, avisam que tal novela vão acompanhar porque notaram tendência para isso ou aquilo. Às vezes, o acompanhamento é motivado por um email de um telespectador. Um e-mail. Tem que ter bom senso! Nós temos um CAT (Central de Atendimento ao Telespectador), que recebe seis mil ligações por dia. As pessoas reagem. Qualquer excesso a gente percebe na hora.

Classificação indicativa
O problema é o modelo. Há uma proposta no STF (Supremo Tribunal Federal) discutindo fim da classificação indicativa como imperativo. Achamos que ele deve ser uma orientação, como é nos EUA. Você recomenda.

caminhodasindiasVale a Pena Ver de Novo
Às vezes o Ministério da Justiça reclassifica a novela depois que ela acaba. Aí o que nos causa como punição? Você não pode usar no Vale a Pena Ver de Novo. O que a gente faz? A história de determinada personagem não pode mostrar mais cedo. Aí a gente vai lá e tira. Acabamos de fazer isso agora para "Caminho das Índias". É um prejuízo para nós, é uma novela de grande sucesso. É interessante o processo para viabilizar uma novela…

Orientação
Agora se tivesse esse modelo de orientação apenas e não determinação… Isso é uma norma do Ministério da Justiça. Se o Supremo decidir pela orientação, acaba esse problema.

Jornalismo sem censura
Jornalismo pode tudo. É livre. Quem tem classificação como programa jornalístico? Gugu! Juro. Eu li que a Record ficou mostrando o Cristiano Araujo morto…

Evolução
O mundo não é mais o mesmo. As coisas estão acontecendo hoje de outra forma. O beijo, talvez há cinco anos, fosse impossível. A gente vai acompanhando a evolução. Eu li que "Amor À Vida", no Peru, foi preciso fazer uma advertência antes de exibir o beijo. A gente tem que entender a sociedade. Mas a gente andou no Brasil.

Internet
Em breve teremos nosso player. Já temos o Globo.TV+, mas estamos trazendo um player mais moderno para este ano, on demand para telefone, iPad, laptop etc. Ainda estamos estudando a maneira como vamos cobrar. Esse player vai ter mecanismo de streaming. Vai poder carregar para onde estiver indo, ao vivo. Você baixa o aplicativo e o primeiro item vai ser ao vivo, "está no ar". Depois, se quiser ver o programa que acabou de acontecer é só dar play. Vai incluir alguma coisa de acervo também. É para antes do fim do ano.

Acesso
A nossa ideia é ter parte aberta. O jornalismo, por exemplo. O jornalismo se renova tanto que talvez pagar pelo que já foi ao ar não valha a pena. Algumas coisas com acesso condicionado e algumas com acesso pago. Vai ter dois ou três modelos. Jornalismo é consumo mais rápido. Achamos que o futebol provavelmente também (seja aberto). Tem que ser muito tarado por futebol para ver um jogo que ele já sabe o resultado.

Direitos autorais
Tem toda discussão de direitos. Provavelmente filme não poderemos usar. Como a gente produz mais de 80% da programação, tudo bem. O mais importante é o modelo. Agora tem que ter medição senão você joga essa audiência no lixo.

GfK
Estamos acompanhando, conversando com eles. A gente só não quis fazer um contrato antecipado. Nunca dissemos isso (que não vão assinar o serviço). A gente quer um acompanhamento prévio para avaliar o resultado.

Ibope versus GFK
Difícil, né (duas empresas em um mesmo mercado). Imagina todas as agências, TV, comprando isso. Não é barato, não. O que será estranho é se aparecer um número muito diferente, seja para que lado for. Aí alguém vai ficar sob suspeita. Quando você pega uma campanha política, você tem Ibope e Datafolha, por exemplo. Você vê que a tendência é a mesma. Raramente você vê resultados opostos. Tem diferença de um ou dois pontos. Aí tudo bem. Mas você não tem dúvida de quem está liderando uma pesquisa.

O jornalista Mauricio Stycer viajou ao Rio a convite da Globo.

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Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.