Topo

Record muda politica e troca programação ao vivo por reprise de novela

Mauricio Stycer

19/06/2015 09h23

programadatardebrittoticiane

Nos últimos anos, a Record construiu uma grade de programação diária baseada em programação ao vivo, do "Balanço Geral Manhã" até o fim do "Cidade Alerta", já de noite. O cardápio inclui programas jornalísticos e de entretenimento, que vão se intercalando ao longo do dia.

O número elevado de horas ao vivo foi usado diversas vezes como ferramenta de marketing da emissora. A decisão de cancelar o "Programa da Tarde", que ocupa 150 minutos diários na grade,  e trocá-lo por reprises de novela é uma ruptura significativa nesta política. O anúncio ocorreu justamente no momento em que o SBT comemora um ano da retomada da vice-liderança no Ibope.

Baixa audiência (média em torno de 4 pontos) e faturamento comercial insuficiente são as justificativas para o fim da atração comandada por Britto Jr. e Ticiane Pinheiro. A opção por reprises de novela é a mais simples e barata.

Exibindo dois folhetins em sequência, como informou o colunista Ricardo Feltrin, a emissora vai se posicionar entre o SBT, que exibe três novelas mexicanas na faixa da tarde, e a Globo, com o seu Vale a Pena Ver de Novo. Ou seja, a Record vai abrir mão de uma programação original para ficar mais parecida com as duas emissoras hoje à sua frente na guerra pela audiência.

Veja também
"Programa da Tarde" chega ao fim; Ticiane Pinheiro vai para o "Hoje em Dia"
Record terá duas novelas no lugar do "Programa da Tarde"

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.