Topo

Globo sacrifica seriados para ajudar “Verdades Secretas”

Mauricio Stycer

11/06/2015 05h01

verdadessecretasmodelo1Os péssimos números de audiência de "Babilônia" levaram a Globo a fazer uma mudança inesperada e, de certa forma, drástica em sua grade esta semana. A novela "Verdades Secretas", que deveria ir ao ar depois de "Tapas & Beijos" (na terça-feira, 9), de "Chapa Quente" (nesta quinta, 11) e do "Globo Repórter (na sexta, 12), trocou de horário com estes programas e está sendo exibida logo depois da novela das 21h.

"Verdades Secretas" marcou 22,9 pontos, em São Paulo, em sua estreia, na segunda-feira (08). Naquele dia, como previsto, foi exibida depois de "Babilônia", que registrou 23,4 pontos, e antes da "Tela Quente", que ficou com 15,1 (cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande SP).

tapasebeijosNo dia seguinte, se a programação seguisse como previsto, a novela de Walcyr Carrasco seria exibida depois da série com Fernanda Torres e Andrea Beltrão. Na terça-feira anterior, "Tapas & Beijos" havia marcado 18,3 pontos e o programa seguinte, "Hoje É Dia de Maria", apenas 9,2.

Com a mudança, indo ao ar logo depois da novela das 21h, "Verdades Secretas" conseguiu 20,2 pontos, enquanto "Tapas & Beijos" registrou o seu recorde negativo, com 13,3. Imagine o tamanho do tombo que a novela sofreria se tivesse ido ao ar mais tarde, depois da série.

ChapaQuente2A situação deve se repetir, ou até piorar, nesta quinta-feira. Há uma semana, no feriado, "Chapa Quente" marcou 16,8 pontos. Hoje, como será exibida depois de "Verdades Secretas", possivelmente vai registrar números inferiores.

A Globo ainda não informou se esta mudança na programação será estendida enquanto "Verdades Secretas" estiver no ar ou se será limitada a esta primeira semana.

Em todo caso, nada disso teria ocorrido se "Babilônia" estivesse com números mais robustos. Não bastasse a "humilhação diária", como diria Gilberto Braga, de perder para "I Love Paraisópolis", a novela, com audiência bem abaixo dos 30 pontos, está prejudicando os programas que vem a seguir.

Veja também
Exibida mais tarde, série Tapas & Beijos bate recorde negativo
Globo não se decide sobre horário de 'Verdades Secretas'

O blog está no Twitter, Facebook e Google+.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.