Topo

Com fotos e vídeo, filhas reforçam a mitologia sobre Silvio Santos

Mauricio Stycer

23/05/2015 05h01

SilvioSantosgravataPor muitos anos, Silvio Santos acreditou que a discrição a respeito de sua vida pessoal ajudaria a atiçar a curiosidade do público sobre a sua figura. Com o tempo, porém, o apresentador relaxou e começou a deixar vazar pequenos detalhes de sua intimidade.

À medida em que se aproxima dos 85 anos, a serem completados
em dezembro, Silvio Santos tem se mostrado cada vez mais à vontade. No auditório, tem explorado com sucesso a imagem de "safadinho", fazendo piadas picantes, sem constrangimento algum, com suas colegas.

Sem precisar de assessor de imprensa ou relações públicas, o empresário e apresentador também está contando com a ajuda das filhas na função de humanizar ainda mais a sua imagem. Com a anuência do pai, elas têm dado publicidade a imagens e fatos curiosos a seu respeito.

No início da tarde de quinta-feira (21), por exemplo, Silvia Abravanel publicou no Twitter uma foto (acima) de Silvio Santos, no qual ele exibe uma gravata com motivos de cassino e um relógio vermelho. "Que delícia encontrar meu pai amado hoje de manhã todo moderno e eu não resisti e claro tirei essa foto foférrima".

SilvioSantosFeriasPatriciaEsta foi a terceira imagem engraçada de Silvio Santos divulgada por uma de suas filhas no intervalo de poucos meses.

Em janeiro, curtindo as tradicionais férias na Flórida, o dono do SBT "quebrou a internet" no Brasil quando a filha Patrícia postou uma foto no Instagram, na qual aparecia de camisa florida, bermuda xadrez, meia estampada e sapato.

"Socorro! Para completar o 'look' tradicional de férias do meu pai, (camisa florida com shorts xadrez), olha as meias que a Rebeca deu! #ninguémmerece #curtindoasferias #naotánemaí", escreveu a filha.

silviosantosvideoEm março foi a vez de Rebeca postar nas redes sociais um vídeo no qual Silvio se atrapalha descobrindo as funções de um aparelho celular. Primeiro, ele aparece filmando as suas pernas com pijama. Depois, é visto, de óculos, aparentemente sem se dar conta que está se filmando.

SilvioSantosContigoCoincidência ou não, esta semana a revista "Contigo" trouxe Silvio em sua capa com o título "A intimidade desconhecida". A reportagem de Renata Telles informa que "familiares, amigos e colegas de trabalho contam histórias inéditas do apresentador mais amado do Brasil". A revista não traz nenhuma revelação bombástica, apenas curiosidades sobre o cotidiano de Silvio.

Todas estas histórias, bem como as fotos divulgadas pelas filhas, reforçam a imagem de um Silvio Santos feliz, engraçado, de bem com a vida, pouco preocupado com o que pensam sobre as suas manias e idiossincrasias. Um homem de 84 anos, bem-sucedido, admirado e, com esta ação de "marketing familiar", ainda mais querido. Ainda que seja uma visão parcial, acredito que mostre um Silvio real.

Por fim, é preciso lembrar que, embora não dê o menor sinal de cansaço, Silvio Santos sabe que a sua aposentadoria é um tema presente no SBT. Em novembro de 2014, em entrevista à mesma "Contigo", a mais jovem das filhas, Renata, falou claramente sobre o assunto:

"Ele é meu mentor. Gosto de observar como ele conduz as reuniões, sua visão e o jeito como trata as pessoas. Não posso falar mais que isso. É óbvio que estamos trabalhando na sucessão, toda função importante tem de ter um plano B. Porém, Silvio Santos é insubstituível".

Veja também
'É óbvio que estamos trabalhando na sucessão', afirma filha de Silvio Santos
Silvio Santos manda notícias de sua vida comum na Flórida
Silvio Santos ainda envia flores à mulher e coleciona filmes eróticos
Silvio Santos festeja 84 anos falando de sexo

O blog está no Twitter, Facebook e Google+.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.