Topo

Apresentador acusa "CQC" de plagiar dez testes e pegadinhas; Band nega

Mauricio Stycer

08/04/2015 05h01

elciocoronato3

Por três anos, entre 2010 e 2012, Elcio Coronato causou bastante barulho no programa "Legendários", da Record, com os testes e pegadinhas que apresentou. Usando câmera escondida, criava situações com o objetivo de mostrar a reação das pessoas.

Impediu motoristas que estacionavam irregularmente em vagas para deficientes de saírem com seus carros. Roubou cones usados por manobristas para demarcarem vagas na rua. Deixou um homem cuidar de uma mulher que se fingia de bêbada na balada para ver se ele a assediava. Mostrou como pessoas com sotaque nordestino tem mais dificuldade em conseguir vagas para morar. E assim por diante.

Coronato continua produzindo vídeos deste tipo, que já classifiquei como "jornalismo justiceiro", em seu canal no You Tube, o Coronhada. Ao ver o "CQC" da Band exibir no final de março deste ano uma situação muito semelhante à que mostrou no canal, em setembro de 2014, o apresentador resolveu reagir.

Em um vídeo divulgado nesta quarta-feira (08), Coronato exibe um "Top 10" com uma dezena de situações que considera "plágios" do "CQC". "Conheço muita gente do programa", diz o apresentador. "Eles admitem para mim, fora da câmera, que copiam o que eu faço".

A semelhança realmente impressiona. Algumas situações são idênticas. Outras, bastante parecidas. Questionei o apresentador se os quadros não seriam de domínio público. Ele garante que pelo menos oito dos vídeos são criações suas e foram copiados posteriormente pelo programa da Band (ele exclui da lista o vídeo sobre taxistas desonestos e o do beijo público de uma casal do mesmo sexo, que já foram feitos em diversos países).

Coronato reconhece ter sido influenciado por outros apresentadores, como o americano Michael Moore, e não nega que já tenha feito testes e pegadinhas baseados ou inspirados por programas estrangeiros que viu. Mas assegura que este não é o caso dos vídeos que reuniu neste "Top 10".

Também questionei o apresentador sobre a razão de estar tornando pública esta reclamação só agora. Ele não respondeu se pretende processar o programa da Band. Disse apenas: "Quero o crédito".

Procurada na tarde de terça-feira (07), a Band diz que "essa polêmica não existe". Segundo a emissora, "falar de propriedade intelectual em produtos genéricos não faz sentido".

Segundo a Band, quatro dos vídeos citados por Coronato merecem contestação. Um deles, o que mostra um mendigo pedindo dinheiro para beber, teria sido realizado anteriormente pelo "CQC" italiano, o "Le Iene". O abaixo-assinado contra nordestinos, diz a Band, foi inspirado em um quadro do "CQC" argentino exibido em 2007. O sobre vagas para deficientes foi tema de um "Proteste Já", com Rafinha Bastos, também em 2007. Uma versão do vídeo sobre taxistas desonestos, segundo a emissora, foi feita por Danilo Gentili igualmente em 2007.

"Eles podem até tentar se defender, mas o público vai ver que é cópia", replica Coronato. "E se eles questionam quatro vídeos, eles estão assumindo que copiaram os outros seis".

Veja abaixo o "Top 10" de Coronato:

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.