SBT: do beijo entre mulheres de “Amor e Revolução” à “novela para família”
No momento em que "Babilônia", da Globo, enfrenta rejeição e protestos por causa de um beijo protagonizado por um casal de mulheres, as personagens de Fernanda Montenegro (Teresa) e Nathalia Timberg (Estela), o SBT resolveu promover "Chiquititas" com um slogan provocativo: "Novela pra família é aqui".
Em sua defesa, a emissora pode dizer que já usou um mote parecido em outras ocasiões. Em fevereiro, por exemplo, bem antes da estreia da novela da Globo, o SBT promoveu a reprise de "Carrossel" como "a novela que uniu a família brasileira".
O problema é o "timing" da nova promoção da emissora de Silvio Santos. "Babilônia" estreou esta semana com a disposição, justamente, de discutir o conceito de "família", um tema que desperta paixões e preconceitos. Teresa e Estela vivem juntas há décadas, criam o neto de uma delas como filho e se preparam para oficializar a união.
Para complicar ainda mais, não faz muito tempo que o SBT exibiu um beijo entre duas mulheres – o primeiro numa novela brasileira. Foi em maio de 2011, em cena de "Amor e Revolução", de Tiago Santiago.
A cena – um beijaço, intenso e longo, entre as personagens Marcela (Luciana Vendramini) e Mariana (Gisele Tigre) – provocou tanta polêmica que a emissora, pouco depois, determinou ao autor que não mostrasse mais nada semelhante na novela. Um segundo beijo entre as duas personagens, já gravado, deixou de ser exibido.
"O SBT realizou uma pesquisa para avaliar o desempenho de 'Amor e Revolução'. A pesquisa apontou a insatisfação do público em geral em relação às cenas de violência demasiada e beijo gay explícito", divulgou em julho de 2011.
Tudo bem a emissora ter decidido mudar o seu público-alvo, mas não dá para ignorar o passado recente.
Veja também
SBT aproveita rejeição a beijo gay e anuncia 'novela pra família'
Boicote à novela "Babilônia" é coerção e lembra prática da ditadura militar
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.