Topo

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Aguinaldo Silva

Mauricio Stycer

23/01/2015 05h01

ImperioJujuCarnavalNos  próximos capítulos de "Império" o público vai conhecer o samba escolhido para ser cantado pela União de Santa Teresa, cujo enredo no Carnaval deste ano vai homenagear o comendador José Alfredo (Alexandre Nero).

ImperioSambaA escolha do samba foi uma ação inteligente promovida pela Globo. Espectadores foram convidados a compor sambas e uma votação, no site da novela, definiu os três preferidos. Os finalistas se exibiram no último domingo (18), no "Fantástico". O anúncio do vencedor será feito com as presença dos três finalistas em uma cena de "Império".

Se a ideia do concurso pareceu bem original, o mesmo não se pode dizer do resto da história. Aguinaldo Silva é daqueles autores que gostam de repetir as mesmas situações em diferentes novelas suas.

Esta será a quarta vez, por exemplo, que uma escola de samba fictícia vai prestar homenagear a um personagem em uma novela do autor e/ou ocorrerá um crime durante um desfile.

PartidoAltoBettyFariaEm "Partido Alto" (1984), escrita em parceria com Glória Perez, Jussara (Betty Faria), porta-bandeira da Acadêmicos do Encantado, é amante do chefão da comunidade, o bicheiro Célio Cruz (Raul Cortez), mas se apaixona por Piscina (José Mayer), um compositor de sambas-enredo. No último capítulo, a Acadêmicos do Encantado desfila na avenida tendo Jussara como grande destaque, ao som do samba-enredo "E Agora José?", de autoria de Piscina, em referência a Carlos Drummond de Andrade. Um assassinato acontece durante o desfile – Piscina é morto por capangas de Célio Cruz, crime visto por Jussara do alto de um carro alegórico.

SenhoraDoDestinoMariadoCarmoEm "Senhora do Destino" (2004-2005) a trajetória da protagonista Maria do Carmo (Susana Vieira) virou enredo da  Unidos de Vila São Miguel. Patrono da escola de samba, o bicheiro Giovanni Improta (José Wilker),  era apaixonado por Maria do Carmo . O enredo era do carnavalesco Ubiracy (Luiz Henrique Nogueira).

DuasCarasJuvenalEm "Duas Caras" (2007-2008), a escola de samba que desfilou na Marquês de Sapucaí foi a Nascidos da Portelinha, de uma comunidade que tinha como líder Juvenal Antena (Antônio Fagundes). A carnavalesca da novela era Dália (Leona Cavalli) e a rainha da bateria, Gislaine (Juliana Alves).

Em "Império", a escola União de Santa Teresa é presidida por Antoninho (Roberto Bonfim), que no passado foi garimpeiro no Monte Roraima. Depois de recolocar Juju Popular como rainha de bateria, ele decidiu homenagear o amigo José Alfredo no Carnaval. Ao revelar que vai haver um crime em pleno desfile, o autor avisou: "Ainda não sei quem vai ser a vítima de Maurílio (Carmo Dalla Vecchia). Vou decidir na hora".

A esta altura, em seu quarto desfile, já dá até para falar em um Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Aguinaldo Silva.

Veja também
Coroação de Juju Popular quase é sabotada por Xênia em "Império"
Maria Marta descobre José Alfredo escondido em escola de samba
Caprichosos de Pilares vai dar suporte para a escola de "Império"
"Ainda não sei quem vai ser a vítima de Maurílio", garante Aguinaldo Silva

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.