Topo

Audiência regular, pouca repercussão e muitos spoilers marcam “Império”

Mauricio Stycer

16/01/2015 08h50

ImperioMariaMartaSilvianoHá hoje várias maneiras de medir o interesse por um determinado programa de televisão. O índice de audiência divulgado pelo Ibope é a métrica mais objetiva que existe, e ela informa que "Império" é a atração mais vista na TV brasileira.

Ainda assim, não são números empolgantes. Até o momento a trama de Aguinaldo Silva registra 32 pontos de média. A tendência é aumentar no final. Sua antecessora, "Em Família", fechou com 30 pontos, bem menos que "Amor à Vida" (36) e "Salve Jorge" (34).

Por este ponto de vista, é motivo de festa para a Globo ver que "Império", ao menos, está recolocando a novela das 21h em seu patamar anterior de audiência, ainda que ele não seja dos mais altos.

ImperioTwitter2Uma outra medida, igualmente objetiva, mas de alcance infinitamente menor, é o Ibope Twitter, um projeto em que as duas empresas avaliam os programas mais comentados pelos usuários da rede social.

Os dados mais recentes, referentes à semana entre 5 e 11 de janeiro, mostram "Império" em nono lugar, atrás de "O Canto da Sereia", "Maysa", "O Pagador de Promessas", "Fantástico", "Malhação" (dois capítulos), um filme da Sessão da Tarde e outro da Tela Quente. Na semana anterior, a novela de Aguinaldo Silva havia ficado em décimo.

Significa dizer que esta parcela do público, relativamente pequena, mas sempre antenada em relação ao que passa na TV, não está vendo muita graça ou motivos para tuitar a respeito de "Império".

As novelas estão tão entranhadas na cultura do brasileiro que há, ainda, uma forma alternativa, também eficaz, de sentir o grau de interesse do público por elas. É quando a trama vira assunto no cotidiano, no trabalho ou na lanchonete, entre amigos ou mesmo entre desconhecidos.

Reconheço que este método é muito subjetivo. Ainda assim, arrisco dizer que "Império" ainda não virou assunto no dia a dia das pessoas. A última novela que notei ter "caído na boca do povo" foi "Amor à Vida", muito por responsabilidade de um personagem caricato, mas ruidoso e polêmico, o Felix vivido por Mateus Solano.

Não sei dizer se uma coisa tem a ver com a outra, mas me chama a atenção o tanto de "spoilers" de "Império" que têm sido vazados por sites, colunas de jornais e revistas populares, adiantando detalhes sobre os próximos passos da novela.

ImperioAguinaldoSpoiler1Esta semana, o próprio Aguinaldo Silva, em seu site, divulgou um dos grandes segredos da história – o que há por trás da misteriosa relação de Maria Marta (Lilia Cabral) com o mordomo Silviano (Othon Bastos). Caso se interesse em saber, leia aqui.

Ainda que possa ser visto como um "estraga prazeres", o spoiler ajuda na divulgação e promoção da novela. O espectador brasileiro, de um modo geral, não se incomoda em saber com antecedência o que vai acontecer nas tramas que acompanha.

Levando em consideração todos estes dados, meu palpite é que "Império" não vai mal, mas o seu resultado está abaixo das expectativas. E há um grande esforço em marcha para levantar a sua audiência na reta final.

Veja também
Elenco de "Império" aposta em Silviano como o grande vilão da novela
Atriz Laura Cardoso grava "Império" como suposta mãe de Maurílio

O blog está no Twitter, Facebook e Google+.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.