Topo

"A TV brasileira tem uma dívida com o público infantil", diz Cao Hamburger

Mauricio Stycer

15/01/2015 07h01

O cineasta Cao Hamburger, diretor das séries "Castelo Rá-Tim-Bum", "Família Imperial", "Pedro & Bianca" e "Que Monstro te Mordeu?", entre outras, deu uma entrevista muito legal ao programa UOL Vê TV. Ao mencionar a histórica falta de produções nacionais do gênero no Brasil, ele lembra de algumas boas iniciativas, como "Sítio do Picapau Amarelo", mas reconhece haver uma "dívida" da televisão brasileira com o público infantil.

Refletindo sobre a origem de seu trabalho mais célebre, o "Castelo Rá-Tim-Bum", de 1994, o diretor lembrou que o conceito de janelas do sistema operacional Windows inspirou a edição da série. Já em seu mais recente trabalho, a série sobre os monstros, ele buscou o inverso: valorizar os sentimentos íntimos em um mundo cheio de informações e tecnologias de comunicação.

Veja abaixo alguns trechos editados da conversa. Ao final, há um vídeo com a íntegra da entrevista.

Foto: Reinaldo Canato/UOL

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.