Topo

“Prefiro falar de chuva do que de crimes”, diz Datena

Mauricio Stycer

09/01/2015 16h33

DatenaChuva

Janeiro, mês de temporais em São Paulo, parece deixar José Luiz Datena, apresentador do "Brasil Urgente", na Band, mais animado do que nunca. Nesta quinta-feira (08), por exemplo, ele deixou o estúdio da emissora e foi até a rua para narrar a chegada de mais uma chuva forte à cidade (imagem acima).

Dedicado à cobertura de crimes e casos de violência, o "Brasil Urgente", sempre que o clima permite, muda a sua pauta e faz cobertura extensiva de chuvas e temporais. "Evidente que chuva dá audiência", diz Datena ao UOL. "Se não desse não iam colocar Russell Crowe para fazer 'Noé' no cinema".

O "Brasil Urgente" tem oscilado nestes primeiros dias de janeiro entre 4 e 5 pontos de média no Ibope, com picos de até 10 (como ocorreu na quarta-feira, 7). É uma audiência semelhante à média do programa em 2014.

Datena confessa preferir falar de chuva do que de crimes. "É uma forma de fugir da violência. É menos punk", diz. "Quando chove, eu mostro a violência contra o cidadão de outra forma", acrescenta.

Sobre a sua saída do estúdio, de guarda-chuva, o apresentador comenta: "Não dá para fazer brincadeira misturada com crimes e violência. Com chuva até dá para tratar com algum humor".

Como sempre, Datena reclama de ter que apresentar o "Brasil Urgente". Diz estar cansado, que gostaria de mudar o programa, mas não consegue. "O Diego Guebel (diretor da Band) está pensando em fazer mudanças. Quero ver…", diz. "Os caras não me tiram do ar. Não é contrato. Tô cumprindo pena até 2017", ri.

O apresentador faz uma observação sobre a vulgarização da violência no Brasil. "Aquela cena dos terroristas em Paris matando um policial no chão chocaram o mundo. Aqui, são cenas que a gente vê de forma quase corriqueira. Infelizmente faz parte do nosso dia a dia."

"Bacci tem talento, mas o programa precisava mudar"

baccitanatelaQuestionado pelo blog, Datena comentou o fim do "Tá Na Tela", programa apresentado por Luiz Bacci que ia ao ar antes do "Brasil Urgente". "O moleque tem talento. Se o programa mudasse um pouco, poderia continuar. Mas estava meio perdido", diz.

Datena cita alguns momentos do "Tá Na Tela" que chamaram a atenção pela apelação barata, para observar: "Isso são coisas que se faz em programa que está em fim de carreira, não no começo".

O apresentador se diz muito à vontade para criticar o "Tá na Tela" porque fala mal do próprio "Brasil Urgente" com muita sinceridade. "Se eu posso falar que o meu programa é ruim, posso dizer que o dele era péssimo", diz.

Veja Datena apresentando na chuva:

O blog está no Twitter, Facebook e Google+.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.