Topo

Faustão faz esforço para se renovar, mas novos quadros deixam a desejar

Mauricio Stycer

05/01/2015 09h01

FantasticoDingDongNão é todo programa que, ao estrear a sua 26ª temporada, mostra preocupação em apresentar novidades ao público. Só por isso o "Domingão do Faustão", no ar desde março de 1989, já merece palmas.

O problema é que os dois novos quadros que marcaram a estreia da atração em 2015 deixaram muito a desejar.

O primeiro a ser exibido foi "Ding Dong", uma gincana musical na qual dois candidatos precisam adivinhar qual é a música após ouvir alguns acordes tocados por meio de som de campainha. Se acertam a canção, um cover do artista que a canta sai de trás de uma porta e interpreta um número musical.

Na estreia, Alexandre Borges e Mariana Rios duelaram. Quer dizer, a atriz adivinhou quase todas as músicas e o ator mostrou que seus conhecimentos musicais não estão muito afiados. Tudo pareceu tão improvisado quanto na gravação de um piloto (teste), não de um programa de verdade.

Além da falta de competição, muita gente enxergou no novo quadro semelhanças com um clássico do gênero, o "Qual é a música?", gincana exibida por Silvio Santos desde a década de 70. A surpresa com portas lembrou também outra atração do SBT, um quadro célebre apresentado por Sergio Mallandro nos anos 80, a "Porta dos Desesperados".

A segunda novidade foi um quadro chamado "Truque Vip". Quatro celebridades vão exibir, ao longo de quatro semanas, suas habilidades como mágicos. Treinados por especialistas, os atores Murilo Rosa e Fernanda Vasconcellos, o cantor Thiaguinho e a ex-jogadora Hortência exibiram seus truques para um júri formado por Marcos Frota, Sheron Menezzes e Tande.

truquevipsheron1Vou dar um desconto para a produção muito pomposa, que beira o mau gosto, porque essa é uma característica de espetáculos de mágica. Mas não dá para ignorar o nome do quadro, muito ruim, e o estranho descompasso entre a pouca habilidade dos candidatos e o excesso de empolgação dos jurados.

Depois da mágica apresentada por Fernanda, Faustão perguntou a Frota: "O que mais te impressionou?" E ele: "A beleza da Fernandinha Vasconcelos." Já Sheron chegou a chorar depois do número de Hortência.

O "Domingão do Faustão", enfim, está de parabéns por começar o ano com novidades, mas podia caprichar um pouco mais. "Ding Dong" e "Truque Vip" ainda precisam melhorar muito para serem chamados de boa diversão.

Crítica à TV em letra do Skank fica sem legendas no programa
SkankFaustaoOutra atração deste primeiro programa de 2015, o Skank cantou cinco músicas no palco do "Domingão". Como sempre ocorre nas apresentações musicais, a letra das músicas foi exibida na tela da televisão enquanto o grupo cantava. O leitor João Ricardo Alexandre notou um detalhe curioso. Durante a apresentação de "Pacato Cidadão", um único verso da canção não mereceu legendas da Globo, justamente o que diz: "Pra que tanta TV, tanto tempo pra perder". A falha pode ser constatada no vídeo disponível no site do programa. Pergunta o leitor: "Será que foi um erro apenas ou proposital pelo que a frase diz?" Cartas para a redação…

Veja também
Fausto Silva renova contrato e ficará na Globo pelo menos até 2022
Exagerada, Globo proclama que Troféu Domingão é o "mais importante" da TV

O blog está no Twitter, Facebook e Google+.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.