Topo

RIP: Candidato a pior do ano, “Tá na Tela” deu aula de sensacionalismo

Mauricio Stycer

08/12/2014 12h28

luizbacci
Em outubro, a convite da revista "Trip", fui o mediador de uma conversa sobre o presente e o futuro da televisão com a participação de Marcelo Tas, apresentador do "CQC", da Band, e Rogério Gallo, vice-presidente da Turner no Brasil.

A certa altura da conversa, sem citar nomes, Tas mencionou uma estratégia equivocada que vê na TV aberta: os investimentos realizados em programas de baixo nível, com o único objetivo de elevar a audiência média das emissoras.

Vários programas se encaixam neste padrão. Mas vou me limitar a falar de "Tá na Tela", que a Band lançou, com toda pompa, em agosto e acaba de anunciar que vai ser cancelado.

Forte candidato a pior programa do ano, o "Tá na Tela" ajuda a entender como funciona o populismo e o sensacionalismo na TV.

Como já dizia na Record, onde apresentou um programa de muito sucesso defendendo a tese de que Michael Jackson (1958-2009) está vivo, o apresentador Luiz Bacci argumenta que só mostra o que "o povo" quer ver.

No "Tá na Tela", essa disposição se refletiu em um cardápio tão eclético quanto bizarro, incluindo a exibição de crimes bárbaros, dramas de celebridades, esoterismo, trânsito, tudo sempre apresentado aos gritos, com a mesma gravidade, no esforço de manter o espectador em estado de alerta.

Todo programa precisa de público para sobreviver, mas há uma diferença significativa entre a postura de quem consegue Ibope em consequência do conteúdo exibido e a de quem parece somente preocupado em inventar estratégias para fisgar a audiência.

Sem sutileza alguma, programas como o "Tá na Tela" não conseguem esconder que estão pouco se lixando para o que expõem. O único objetivo é o número do Ibope.

Cito três características da atração comandada por Bacci que deixam isso claro: 1. o recurso ao suspense, como se estivesse tratando de histórias de ficção e não reais; 2. a facilidade com que deixa assuntos pela metade ou inconclusos no ar; 3. o desinteresse em dar seguimento, em outros programas, a histórias realmente dramáticas exibidas.

A Band não deixou claro o que está por trás da decisão de cancelar o "Tá na Tela". Mas espero que o fracasso do programa ensine alguma coisa tanto à emissora quanto ao rei da "bacciaria".

Em tempo: A sigla "RIP" usada no título deste texto vem do latim "requiescat in pace", popularizada em inglês como "rest in peace", ou "descanse em paz".

Veja também
"Tá na Tela" será extinto, e Luiz Bacci assumirá "Café com Jornal"
"Bacciaria": Band abusa de sensacionalismo na estreia de apresentador 

O blog está no Twitter, Facebook e Google+.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.