Topo

Nenhuma novela consegue evitar a cena do casamento frustrado no altar

Mauricio Stycer

28/11/2014 12h27

AltoAstralLauradesistecasarAo se tornar autor de novelas, a pessoa recebe uma lista com obrigações. Uma delas é: escrever uma cena de casamento desfeito no altar. Brincadeira. Não deve ser assim. Mas é impressionante como nenhum autor consegue escapar deste clichê. Não vou nem muito longe. Basta olhar para as três novelas da Globo atualmente no ar. Todas já tiveram cenas de casamentos frustrados no último minuto.

A cena mais recente ocorreu em "Alto Astral". No caso, foi a noiva que desistiu do casamento e abandonou o noivo na hora agá. No capítulo 21, exibido nesta quarta-feira (26), Laura (Nathalia Dill) se lembra, momentos antes de casar com Marcos (Thiago Lacerda), que encontrou "o amor verdadeiro" com Caíque (Sérgio Guizé). Os dois haviam tido uma noite de amor no segundo capítulo da novela, mas a moça se esqueceu de tudo depois de um acidente de carro. Na iminência de casar com Marcos, irmão de Caíque, ela finalmente se lembrou de tudo.

imperiomariaclaracasamentoEm "Império", a noiva foi largada no altar no capítulo 81. Atormentado pela descoberta de que o pai é gay, Enrico (Joaquim Lopes) não resiste a uma brincadeira na festa de despedida de solteiro, quando "ganha" um travesti de "presente", e surta. Maria Clara (Andréia Horta) não se conforma com a desistência do noivo e vai, vestida para casar, até o flat onde ele se refugiou. Sem sucesso. O fiasco é a senha para que ela comece a se encantar com Vicente (Rafael Cardoso).

BoogieoogiesandranoivaEm "Boogie Oogie", a morte de Alex (Fernando Belo), depois que um avião caiu ao lado do táxi onde estava, deixou Sandra (Isis Valverde) chorando na igreja. A cena foi exibida logo no primeiro capítulo da novela e ajudou a desenrolar a trama que envolve a mocinha com Rafael (Marco Pigossi).

É verdade que cada autor inventou um enredo original para a desistência, mas é muita falta de originalidade recorrer a um mesmo clichê com tanta frequência. Não?

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.