Topo

Câmera 360º da Globo é legal, mas entrega bem menos do que promete

Mauricio Stycer

16/11/2014 22h25


A Globo estreou neste domingo, durante a transmissão de Flamengo e Coritiba, um recurso tecnológico nunca usado antes em uma partida de futebol no Brasil: a chamada câmera 360º.

Com múltiplas câmeras montadas ao redor do campo, a tecnologia israelense possibilita a exibição de uma jogada a partir de diversos ângulos. Essa forma de mostrar lances já é usada em transmissões de futebol americano, por exemplo.

Quem viu o jogo pela Globo teve a oportunidade de observar que o recurso é muito legal. Pena que a emissora "economizou" na estreia.

Apesar de toda a promoção, apenas dois lances – o primeiro gol do Flamengo e o primeiro do Coritiba – mereceram ser vistos pela câmera 360º. Depois de encerrada a partida, a Globo mostrou também o segundo gol do Coxa com este recurso.

Curiosamente, os três lances exibidos com a nova tecnologia ocorreram no mesmo lado do campo. O segundo e o terceiro gols do Flamengo, feitos do outro lado, não foram vistos.

A Globo havia dito que a nova tecnologia poderia ajudar a esclarecer lances duvidosos, também. Pois o pênalti a favor da equipe carioca, que causou dúvidas, também não mereceu o uso da câmera 360º.

Enfim, a estreia da nova câmera deixou um gosto de "quero mais". É um recurso bem bacana, que dá um ar futurista à transmissão, mas pelo jeito ainda não está totalmente pronto para uso pela Globo.

Este texto foi publicado originalmente no blog UOL Esporte Vê TV.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.