Topo

Série de Cao Hamburger sobre monstros diverte e educa sem apelar ou chatear

Mauricio Stycer

10/11/2014 05h01

Monstrotemordeufotooficial
Ela tem jeito de menina, mas as orelhas são pontudas, as mãos parecem garras e o corpo é coberto de folhas, além de ostentar uma pequena cauda. "Meio humana, meio monstra", Lali (Daphne Bozaski) é a protagonista de "Que Monstro Te Mordeu?", que estreia nesta segunda-feira (10), na TV Cultura.

Como outros trabalhos de Cao Hamburger, a série trafega com incrível facilidade entre o entretenimento e a pedagogia. Educativa sem ser chata, é divertida sem apelar. "A linguagem é parecida com 'Castelo Rá-Tim-Bum', por conta da diversidade de detalhes e dos conflitos reais apresentados", contou o diretor em entrevista à repórter Amanda Serra, do UOL.

Monstro2O projeto, bancado pelo Sesi-SP, é destinado a crianças de 4 a 10 anos. São 50 episódios de 30 minutos, que serão exibidos de segunda a sexta, em dois horários, às 11h30 e 19h30, na TV Cultura; e às 13h30 e 20h30, na TV Rá Tim Bum!.

O primeiro episódio, além de apresentar os principais personagens, discute o tema da tolerância. Surpresos com a presença de Lali no "Monstruoso Mundo dos Monstros", os seres discutem se devem, ou não, aceitá-la entre eles.

"Não é possível", diz o síndico dos monstros. "Se um cientista com boca de livro, uma poltrona rosa tímida e um cocozão numa privada são possíveis, uma meio humana, meio monstra também é possível", responde um monstrinho com dois parafusos na cabeça

Cabe ao cientista Dr. Z., o professor dos monstros, ensinar: "Aqui somos todos diferentes. Por isso, somos todos iguais. Somos iguais em ser diferentes. Então você é bem-vinda aqui. Afinal, você é uma de nós."

Monstro1A partir do segundo episódio, toda vez que uma criança desenhar um monstro, esse desenho ganhará vida, provocando diferentes situações. Num programa que assisti, o caos é causado pela chegada do "monstrinho da fofoca".

De olho nos novos hábitos, outros 50 episódios, mais curtos, de um a três minutos de duração, vão ao ar direto no canal da série na internet. Veja um aqui.

"É possível conversar com o público infantil sem ser fofinho. O 'Castelo' não era fofo, os personagens apresentavam conflitos e isso fez com que os telespectadores criassem empatia. Gosto muito de dramaturgia e fazer isso com o universo 'fofo' é difícil. Para fazer dramaturgia de verdade é necessário ter ambiguidade, assim como é a vida real", disse o criador da série ao UOL.

Apesar de rejeitar o rótulo de "fofo", o trabalho da equipe de Hamburger é encantador. A série mistura bonecos manuais e animação 3D, além de contar com uma atriz no papel principal. Cenários incríveis, texto inteligente, produção de alto nível, tudo em "Que Monstro Te Mordeu?" reforça o lugar especial que o diretor ocupa na produção audiovisual infantil. (Veja um trailer abaixo)

"A televisão aberta no Brasil tem uma dívida com a programação infantil. Poucas TVs apostam nesse universo e, quando fazem, os formatos já estão prontos, são estrangeiros. Já estava querendo trabalhar com algo que focasse nos sentimentos dos indivíduos que estão crescendo, nas relações concebidas com as pessoas", diz Hamburger.

Como o "Castelo Rá-Tim-Bum", nascido 20 anos atrás, "Que Monstro Te Mordeu?" tem tudo para pegar de jeito também o público adulto. O trabalho mais recente do diretor, voltado ao público adolescente, foi a ótima série "Pedro & Bianca", exibida pela TV Cultura.

Veja também
Com monstros e 3D, série de diretor de "Castelo Rá-Tim-Bum" explora medos

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.