Topo

UOL Vê TV: De repetição de programa a cueca trocada, o espectador nota tudo

Mauricio Stycer

23/10/2014 07h05

É impressionante como nada escapa ao olhar dos espectadores na televisão. No programa desta semana, trato de dois casos que mostram como há gente atenta aos mínimos detalhes do que passa na tela. Falo de um novo quadro do "Agora É Tarde", semelhante a um programa apresentado nos anos 80, e mostro um discreto erro de continuidade em uma cena — muito boa, por sinal — exibida na novela "Império".

São apenas detalhes, nada mais que detalhes. Mas como dizia o arquiteto Mies van der Rohe, "Deus está nos detalhes". Criei uma seção do blog, o "Detetive Vê TV", justamente como um canal para diversão dos espectadores que apreciam, além de ver televisão, notar os pequenos erros que aparecem na tela.

Os problemas apontados aqui, insisto, não comprometem o trabalho de Rafinha Bastos, no "Agora É Tarde", ou de Joaquim Lopes e Aguinaldo Silva em "Império". São apenas curiosidades.

Agradeço aos "detetives" Ana Flavia Weidman, Calberto e Munizla, que me chamaram a atenção para o erro de continuidade em Império, e a Olavo Nunes, que lembrou da semelhança de "No Fio da Navalha" com "Cadeira de Barbeiro", exibido na Manchete, em 1988.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.