Topo

SBT fatura, mas é corajoso ao exibir ofensa de cantor a Esse Artista Sou Eu

Mauricio Stycer

07/10/2014 11h20


Em uma gravação de "Esse Artista Sou Eu" ocorrida no início de setembro, o cantor mexicano Christian Chávez, ex-integrante do grupo RBD e da novela "Rebelde", perdeu a paciência e desabafou:

"Cortem, cortem! Antes de continuar com essa bosta de programa. Eu só quero falar que os jurados deveriam saber o que acontece durante a semana e as atitudes de todos os participantes. Vocês não sabem o que cada um dos participantes fazem durante a produção. Bom, não é justo, mas é um programa."

A reclamação de Christian prosseguiu, atingindo outros participantes, em especial Leo Maia, acusado de tratar mal, "com pouco profissionalismo", os responsáveis pela produção. Maia se irritou, mas não respondeu, preferindo atirar o microfone no chão e sair do palco.

Toda essa cena foi ao ar no programa exibido pelo SBT nesta segunda-feira (06), quase um mês depois do ocorrido. A briga foi motivo de várias especulações, entre as quais a de que teria sido encenada para promover a atração.

Acho muito improvável. Não vejo que vantagens o SBT teria em exibir a imagem do cantor, que tem um grande fã-clube, falando que "Esse Artista Sou Eu" é uma "bosta de programa".

É verdade que a emissora aproveitou a briga para faturar um pouco. Havia grande expectativa em relação a como a confusão seria mostrada, o que ajudou a deixar o SBT na vice-liderança no horário.

ChristianGentili2A emissora também aproveitou para escalar Christian como o convidado do "The Noite", de Danilo Gentili, que foi ao ar imediatamente depois de "Esse Artista Sou Eu". No talk show a briga foi tratada como se tivesse ocorrido naquele mesmo dia. Gentili reprisou as cenas, incluindo a já famosa ofensa a "essa bosta de programa".

A entrevista, aliás, rendeu um momento impagável. Gentili pediu para o cantor explicar uma foto em que aparece pendurado em um poste na rua Augusta, em São Paulo. Christian se aproximou do apresentador e, como se estivesse contando um segredo, disse: "Não sei se você sabe, mas eu sou viado. Viado.". "Você é o quê?", perguntou Gentili. "Viado! Viado!", repetiu o cantor. "Ah, viado… Você é gay".

O SBT pode ser acusado de tudo, menos de falta de coragem. Na véspera, por exemplo, a Record havia exibido uma entrevista previamente gravada com Oscar Maroni, segundo informou o site Noticias da TV, por medo do que ele poderia falar ao vivo.

Audiência: "Esse Artista Sou Eu" registrou média de 6,3 pontos no Ibope, em São Paulo.

Atualização em 14 em outubro: No programa seguinte, exibido na noite de segunda-feira (13), Christian Chávez pediu desculpas a Leo Maia. Veja aqui.

Leia também
Christian Chávez ofende "Esse Artista Sou Eu" e alfineta Leo Maia

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.