Topo

Autor quer discutir invasão de privacidade e não sexualidade em “Império”

Mauricio Stycer

08/08/2014 05h01

imperioclaudiobeatrizEm um bom texto publicado nesta quinta-feira (07) em seu blog, Aguinaldo Silva procurou mudar o foco do interesse a respeito de Claudio (José Mayer), um dos personagens mais originais de "Império". Casado com Beatriz (Suzy Rêgo) e pai de dois filhos, ele mantém um caso secreto com Leonardo (Klebber Toledo).

A expectativa sobre o primeiro beijo entre os dois homens, alimentada em parte pelo próprio autor, tem ocupado o noticiário de colunas em sites, jornais e revistas.

No texto, Aguinaldo Silva procurou explicar por que considera esta uma questão secundária. Comentando uma bonita cena que foi ao ar na quarta-feira (06) entre Claudio e Beatriz, na qual ela dá a entender que conhece o segredo do marido, mas vai apoiá-lo caso ele seja descoberto, o autor da novela escreveu:

imperioclaudioleonardo"O que me interessa discutir nessa história não é a sexualidade do personagem, e sim, o direito que ele tem de manter sua vida privada em segredo, ou seja – pra usar a linguagem vulgar graças à qual as pessoas se apropriam das questões mais sérias – de não sair do armário. É por isso, pelo direito à privacidade, que Claudio Bolgari vai lutar até o fim dos seus dias contra o malvado e fofoqueiro Téo Pereira (Paulo Betti)".

Aguinaldo considera que a culpa deste fenômeno é da mídia: "Na vida real, a gente sabe que essa é uma luta perdida. A ânsia de expor a vida alheia tornou-se uma doença que, alimentada principalmente por sites e blogs, mas também por certos setores da imprensa, vem se espalhando pelo mundo mais rapidamente que o virus Ebola…"

Neste ponto, concordo só em parte. O problema é bem mais complexo do que uma simples "doença". Está ligado à existência de uma poderosa indústria de entretenimento, que alimenta este mercado, e a um público consumidor, cada vez mais faminto por notícias deste tipo. Há também uma questão legal, envolvendo liberdade de expressão em oposição ao direito de privacidade.

Mas não vou me alongar aqui. Parece claro, por este texto do autor de "Império", que o assunto terá novos e interessantes desdobramentos na novela.

Por fim, para quem espera por um beijo entre Claudio e Leonardo, Aguinaldo Silva recomenda não alimentar esperanças: "O que se vê é a pergunta sobre a velha, rançosa, fedorenta polêmica sobre o tal de beijo gay, que parece ter virado uma obsessão, mas – tenho absoluta certeza – não entre os autores e os telespectadores."

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.