Topo

"É preciso renovar mais e copiar menos", diz diretor de "Meu Pedacinho"

Mauricio Stycer

31/07/2014 07h15


Na reta final de "Meu Pedacinho de Chão", o diretor da novela, Luiz Fernando Carvalho, avalia que o trabalho mostrou a possibilidade de pensar um velho formato, como a novela, de forma original.

Como tantos outros trabalhos seus, "Meu Pedacinho de Chão" fugiu totalmente do óbvio e surpreendeu os espectadores do horário das 18h da Globo. Escrita por Benedito Ruy Barbosa nos anos 70, a novela foi transformada num conto de fadas. Ou, como diz Carvalho, em "uma espécie de sonho".

Em entrevista ao UOL, o diretor fala da necessidade de "renovar mais e copiar menos" na televisão. Acha que o modelo de novela está velho e burocratizado.

Carvalho também fala do seu método de trabalho com os atores ("ou se cria uma nova expressão, um novo ser, ou não faz o menor sentido estarmos ali"), e da alegria que teve de ver como Juliana Paes se reinventou ("tive a alegria de ver nascer uma nova atriz") no seu papel na novela.

A entrevista foi publicada no UOL Televisão e pode ser lida na íntegra AQUI

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.