Topo

Detetive Vê TV: créditos na abertura de “Império” têm três erros

Mauricio Stycer

24/07/2014 11h02

imperioerroaberturaUm erro bobo, nos créditos de abertura de "Império", virou assunto nas redes sociais. A grafia do sobrenome de Marina Ruy Barbosa, depois de três capítulos, segue aparecendo com uma letra errada (veja à direita). Com bom humor, a própria atriz riu da situação, postando no Twitter uma imagem de Ney Latorraca caracterizado com o personagem Barbosa, de "Fogo no Rabo", a genial paródia de novela feita pelo saudoso "TV Pirata".

O leitor Leonardo Montino me alerta que um outro erro de grafia alterou ligeiramente o nome da atriz-mirim Julia Belmont (nos créditos ela aparece como "Julia Belmonte").

Um terceiro erro, não tão bobo, chamou menos atenção. O nome de Chay Suede, que vive o protagonista da trama na fase inicial, aparece nos créditos abaixo da palavra "apresentando". Este é um crédito que se dá, tanto na televisão quanto no cinema, para estreantes – uma forma de informar ao público que se trata de alguém que nunca trabalhou antes como ator.

Chay Suede não é um estreante. Em 2011, depois de ter participado do show de talentos "Ídolos", ele foi escalado pela Record como um dos protagonistas da novela "Rebelde". Em fevereiro deste ano, também apareceu em um episódio da série "Milagres de Jesus", da mesma emissora.

Vários leitores observaram nos comentários que a Globo já fez isso antes e tratou como estreantes atores que já tinham feito trabalhos em outras emissoras. Lembro que a repetição de um erro, mesmo que como um padrão, não o diminui.

Atualizado às 14h48.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.