“Tudo Pela Audiência” dá aula sobre apelação na TV, mas não faz rir
Canal que mais investe em humor brasileiro na TV, o Multishow criou enorme expectativa com a sua mais nova atração, anunciada pela primeira vez em março. Uma campanha publicitária forte e muita agitação nas redes sociais completaram o serviço mais recentemente.
Com título provocador, "Tudo Pela Audiência" chamou a atenção pela proposta excelente: parodiar e rir de programas de auditório. Dois grandes nomes, entre os mais talentosos da nova geração, comandam a atração: Fábio Porchat e Tatá Werneck.
"Qual é a receita para se ter um programa de sucesso, um programa que tem audiência?", perguntaram os dois logo no início da estreia, nesta terça-feira (15). A resposta, meio longa, reproduzo abaixo:
"Você pega duas xicaras de Silvio Santos, pequenas rodelas de Faustão, polvilha com Sonia Abrão por cima, oréganos de Groisman, você unta com uma porção de Gugu Liberato, Galisteu ralada e raspada em cima, você deixa no forno cinco minutos, você borrifa uma Fernanda Lima, uma Cicarelli em cima, corta em Mara Maravilhas, você glaceia tudo isso com Fausto Silva e nós temos, então, o 'Tudo Pela Audiência'."
Por quase uma hora, o programa apresentou quadros que mimetizam manjadas atrações apelativas – um cantor bem popular (no caso, Naldo Benny), debate sobre sexo, briga entre vizinhos ("O Barraco do Dia"), distribuição de dinheiro para o público (´"Você quer bufunfa?"), provocação com famosos ("Você tira o pastel?") e a apresentação de histórias de vida comoventes ("Chora Brasil"), entre outras. O foco, também ironizado, é a ascendente classe C.
O problema é que tudo pareceu mais didático do que propriamente engraçado. Porchat e Tatá deram a impressão de estar mais preocupados em dar uma aula sobre como conseguir audiência a qualquer preço do que em fazer o espectador rir deste esforço.
Não deixa de ser honesto o comentário de Porchat logo no início: "Está no ar essa verdadeira tese de doutorado sobre o desespero pelo sucesso". "Tudo Pela Audiência" se revelou um excelente exercício de metalinguagem, mas ficou devendo em matéria de humor.
É preciso dar um desconto porque este foi apenas o primeiro de 22 episódios. E uma segunda temporada já está encomendada.
Veja também
Tatá Werneck e Porchat recebem Naldo em estreia de "Tudo pela Audiência"
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.