Topo

Pouco à vontade, narradores esportivos da Globo descrevem cenas de novela

Mauricio Stycer

19/06/2014 23h40

luisroberto"Hoje em 'Em Família': Luiza vai ter uma discussão com Laerte por causa de Shirley. O clima vai esquentar. Logo depois do 'Jornal Nacional'." Quem dá o spoiler da novela das 21h da Globo é o narrador Luis Roberto, entre um lance e outro de Japão e Grécia.

Só no primeiro tempo, o narrador fez duas propagandas da novela e outras das séries "A Grande Família" e "Segunda Dama", também programadas para a noite de quinta-feira (19). No segundo tempo mais um pouco: "Hoje as gêmeas Analu e Marili vão disputar o mesmo homem. Isso só pode acabar em confusão. 'Segunda Dama', hoje na Globo", anunciou o narrador.

Mais cedo, durante a transmissão de Inglaterra e Uruguai, Galvão Bueno também foi obrigado a descrever cenas do capítulo da noite da novela. Alex Escobar, que narrou Colômbia e Costa Rica, fez igualmente este tipo de promoção.

A Globo sempre usou suas transmissões esportivas para anunciar outras atrações da grade. Menos comum é esta descrição de cenas da novela. Os narradores da emissora até já fizeram isso antes, mas nunca com esta intensidade. Para quem assiste três partidas no mesmo dia, ouvir tanta propaganda de "Em Família" chega a ser irritante.

Para piorar, parece nítido que os narradores não se sentem à vontade falando de Luiza e Laerte. É um texto de teor publicitário sobre um assunto que não tem relação alguma com a partida. Soa estranho.

Este texto foi publicado originalmente no blog UOL Esporte Vê TV.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.