Globo culpa a Fifa por erro na cerimônia de abertura
O "Jornal Nacional" desta quinta-feira procurou explicar porque a Globo praticamente ignorou, durante a cerimônia de abertura da Copa, o "pontapé inicial" dado por um paraplégico. A experiência, conduzida pelo neurocientista Miguel Nicolelis, era um dos momentos mais aguardados da festa. Mas, como disse Patricia Poeta, "durou apenas alguns segundos".
O repórter Marcos Uchoa exibiu o caderno fornecido pela Fifa a todas as emissoras com o cronograma da cerimônia de abertura. E culpou a entidade pelo que ocorreu: "Estava previsto 29 segundos para mostrar algo especial, que seria esse pontapé para lá de inusitado. Pois bem, a Fifa mostrou apenas sete segundos, algo que passou correndo."
Para piorar, no momento em que a Fifa gerou a imagem do "pontapé inicial", a Globo dividiu a tela com a sua "câmera exclusiva" para mostrar a chegada do ônibus da seleção brasileira ao Itaquerão. O narrador Galvão Bueno destacou a informação sobre a equipe e ignorou o esperado momento que se via no estádio.
Entrevistado pela Globo, Nicolelis conformou que havia sido informado pela Fifa que teria 29 segundos para mostrar o resultado de sua pesquisa. "Pelo visto, a Fifa não estava preparada para filmar um experimento que vai ser histórico", lamentou.
O projeto do exoesqueleto – uma estrutura metálica que dá sustentação ao corpo e reage a comandos do cérebro, como andar e chutar – vem sendo desenvolvido desde 2011.
Leia também
Paraplégico chuta bola com exoesqueleto de Nicolelis, mas quase ninguém viu
À luz do dia, festa de abertura repete clichês e tem pouco impacto visual
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.