Topo

SBT pede para o Brasil “voltar com a taça na mão”. Voltar de onde?

Mauricio Stycer

31/05/2014 00h01

O SBT não tem direitos de transmissão das partidas da Copa do Mundo, mas mesmo assim se preparou para a cobertura do evento. O técnico Joel Santana e os ex-jogadores Edmilson e Paulo Sergio já estão sendo acionados para comentários em três telejornais da casa. Segundo a emissora, uma equipe de 20 profissionais foi montada especialmente para acompanhar a seleção brasileira durante a Copa.

O problema do SBT é o vídeo institucional de apoio à seleção. A divertida animação, com voz do próprio Silvio Santos, mostra o dono da emissora assistindo a uma partida pela televisão, pedindo um gol.

A letra da música diz: "Vai lá Brasil / Que a hora é essa / Eu este ano vou querer o hexa / Mostre para o mundo / Toda nossa tradição / Me dê um grito de gol / Gol!!!!!!! / Volta com a taça na mão".

O leitor Francisco Maciel Frota me chamou a atenção para um detalhe curioso do vídeo. Além de observar que o jingle parece "reciclado" de outras Copas, ele estranhou: "Essa frase ('Volta com a taça na mão') até faria sentido se a competição não fosse… aqui mesmo. Não é?". Tem razão.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.