Topo

Edir Macedo pede “jejum de mídia” contra Copa na Globo e novela da Record

Mauricio Stycer

29/05/2014 14h01

Os interesses da Rede Record e da Igreja Universal nem sempre coincidem, apesar de o dono da emissora ser também o principal líder da instituição religiosa. Edir Macedo convocou os fieis a participar de um "jejum de mídia" por 40 dias, entre 10 de junho e 19 de julho. O sacrifício, especificou, inclui ficar "sem futebol, sem diversão, sem cinema, sem televisão".

Quem seguir a proposta de Macedo abrirá mão de assistir as partidas da Copa do Mundo, cujos direitos de transmissão pertencem à Globo, bem como a novela "Vitória", nova aposta da Record, que estreia no próximo dia 2. "Você terá direito apenas a assistir a séries sobre Jesus, 'Os Milagres de Jesus'. Filmes bíblicos que falem de Jesus", diz o líder religioso no vídeo em que convida ao "jejum".

Este não é o primeiro jejum do tipo convocado por Macedo, mas chamou mais a atenção justamente por coincidir com a Copa do Mundo. A julgar por outras manifestações do líder religioso, o seu alvo explícito é a Globo. Mas é possível imaginar a tristeza dentro da Record, especialmente nos setores envolvidos com a nova novela.

"Vamos atingir os mais diversos públicos e diferentes faixas etárias", diz a emissora num vídeo de promoção de "Vitória". Nem todos.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.