“Beijou tem que casar!”
Os fãs de "Meu Pedacinho de Chão" não cansam de se surpreender com a novela. Nesta quarta-feira (28), foram vários os motivos.
Logo no início, Pedro Falcão (Rodrigo Lombardi) vai à casa do coronel Epaminondas (Osmar Prado) questionar Ferdinando (Johnny Massaro) pelo beijo que o rapaz deu em sua filha, Gina (Paula Barbosa). O clima esquenta quando ele diz: "Beijou tem que casar". Dividida em três, a tela da TV transmite simultaneamente as expressões dos três protagonistas da cena.
Assim que aceita ser o candidato a prefeito de Antas nas próximas eleições, Ferdinando chama Zelão (Irandhir Santos) e informa ao capataz da fazenda que agora ele será seu segurança. A primeira medida é mudar o visual. A crina assusta, diz Ferdinando a Zelão. E ele não quer, como sempre fez seu pai, se impor pelo medo.
Como se estivesse na iminência de perder a sua força, Zelão contempla o rosto diante de um espelho que mantém enterrado no chão de sua casa. Pouco depois, de forma dramática, corta um primeiro tufo da crina.
A professora Juliana (Bruna Linzmeyer) o encontra em seguida. A moça do cabelo rosa nota algo diferente e, delicadamente, remove alguns fios soltos do ombro de Zelão. "Às vezes a gente precisa de mudança pra sobreviver nessa vida", ele explica.
No final do capítulo, Zelão aceita a sugestão de Juliana e pede ao menino Serelepe (Tomás Sampaio) que o ensine a ler e escrever. É outra cena tocante. O garoto mostra ao capataz como escrever as vogais, uma de cada vez, e depois lê para Zelão o título de uma revista, que diz: "Um novo homem".
É impressionante ver, num capítulo de pouco mais de 35 minutos, tantas cenas bonitas, encenadas com tamanho cuidado em todos os seus aspectos – texto, direção e interpretação. "Meu Pedacinho de Chão" é um biscoito fino que a TV não servia havia muito tempo.
Leia também
Personagem de Irandhir Santos rouba a cena em "Meu Pedacinho de Chão"
Mais do que de autor, "Meu Pedacinho de Chão" é novela de diretor
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.