Topo

No sábado, ator é juiz em “Joia Rara”; na quinta, médico em “Em Família”

Mauricio Stycer

21/02/2014 18h55

JoiaRaraJuizAlém das críticas à escalação de alguns atores famosos com idades que não combinam com seus papéis, "Em Família" tem enfrentado um outro problema com o elenco. Atores com papéis menores em uma novela ainda em exibição, "Joia Rara", estão sendo reaproveitados na trama das 21h.

O blog relatou um caso há oito dias (veja aqui) e hoje conta esta outra história.

Entre quinta-feira (13) e sábado (15), o ator Helio Ribeiro interpretou um juiz sem nome em "Joia Rara", a novela das 18h da Globo. Ele foi responsável por decidir o destino do garoto Giuseppe/Tavinho (Xande Valois), filho legítimo de Toni (Thiago Lacerda) e Gaia (Ana Cecília), mas adotado, depois da prisão dos pais, por Laura (Claudia Ohana) e Valter (Leopoldo Pacheco). Decidiu que o menino devia ficar com os pais.

EmfamiliaMedicoNesta quinta-feira (20), apenas quatro dias depois de sua última aparição em "Joia Rara", Ribeiro estreou em "Em Família". Ele faz o papel de diretor clínico do hospital, em Goiânia, onde Felipe (Thiago Mendonça) e Silvia (Bianca Rinaldi) trabalham. Ele pergunta a Silvia sobre Felipe: "Se tiver bebido, porque ele vive de porre, boto ele na rua hoje mesmo".

Ainda sem nome, o personagem é chamado de "o velho" por Silvia, que alerta o novo amigo, ao encontrá-lo recuperando-se de mais uma bebedeira: "O velho está te procurando. Ele vai te por no olho da rua".

A leitora Erica Souza notou o fato e me escreveu. "Estamos vendo TV!! Até mais…", disse. No Twitter, o leitor Gui Marques (@guimarques78) também percebeu a duplicidade e acrescentou uma informação sobre o ator: "É o dublador do Steve Martin".

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.