Topo

Detetive Vê TV: Apertem os cintos... O piloto está com uniforme errado

Mauricio Stycer

20/02/2014 14h08

emfamiliaricardouniforme2

No capítulo desta quarta-feira (19) de "Em Família", Ricardo (Herson Capri) fez as malas, se despediu de Branca (Ângela Vieira), avisando que não a ama mais, e saiu para trabalhar vestindo o uniforme de piloto. Enfurecida, a mulher foi até a churrasqueira, queimou todas as roupas do marido e disse: "Se ele pedir desculpas, ele ganha um enxoval novo. Caso contrário, vai ter que viver dia e noite de uniforme."

Além de todos os problemas causados pela separação, Ricardo ainda enfrenta a dificuldade de circular com o uniforme errado. Piloto de avião usa quatro listras no paletó. As duas que ele está usando sinalizam o uniforme de um copiloto. Na cena, um outro oficial, mais jovem, aparece usando um paletó com quatro listras. Mas, pela posição que Ricardo ocupa na cabine, no lado esquerdo, ele é o piloto do avião.

"Nunca um oficial com duas faixas poderia estar do lado esquerdo. Nunca", me disse um piloto com quem conversei.

Um outro problema na cena foi notado por um piloto que me escreveu. Com o avião ainda parado, Ricardo diz "preparar para a decolagem", um aviso que só se dá quando a aeronave está na cabeceira da pista.

emfamiliaricardouniformeHouve ainda um outro erro, imperceptível ao espectador comum, mas considerado "grave" por quem é do ramo. Quando a comissária dá o telefone a Ricardo, a porta do avião atrás dela está fechada e exibe uma fita vermelha na horizontal. Esta fita deveria estar cruzada, sinalizando que a escorregadeira de emergência está armada. "Porque se houver algum imprevisto ao abrir essa porta a escorregadeira infla automaticamente e a evacuação será comandada por ali!", explica o piloto.

A conclusão dele é que "faltou assessoria aeronáutica à Globo". Fica o registro.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.