Topo

“Amor à Vida” confunde ao usar outra atriz para viver Márcia jovem

Mauricio Stycer

29/11/2013 05h01

amoravidamarciababaApresentada como ex-chacrete, a personagem Márcia (Elizabeth Savalla) de "Amor à Vida" revelou uma nova faceta esta semana. Em conversa com Felix (Mateus Solano), no capítulo de segunda-feira (25), a personagem contou que depois de deixar o programa do Chacrinha foi babá da família Khoury. Nesta função, teve envolvimento direto na morte de Cristiano, irmão mais velho de Felix, que se afogou na piscina da casa.

Enquanto Márcia relembrava seus tempos de babá de Felix e Cristiano, a novela mostrou imagens antigas, na qual uma outra atriz (acima) apareceu cuidando de duas crianças à beira de uma piscina.

amoravidamarcia2Foi uma cena triste e bonita, mas que criou um problema, notado por alguns leitores do blog. Diariamente o espectador vê, na casa de Márcia, reproduções de fotos do tempo em que ela foi chacrete (ao lado). O rosto de Elizabeth Savalla, mais jovem, aparece nestas fotos, inclusive ao lado de Chacrinha. São montagens, criadas pela cenografia da novela.

O "detetive" Rafael Simi foi o primeiro a notar a incoerência: "Você já reparou que na sala da personagem tem fotos dela do tempo de chacrete? São montagens no cenário do programa e ao lado do Chacrinha. Todas elas trazem a própria Elizabeth Savalla. Um pouco mais moça, mas dá para reconhecer que é a atriz. Pois bem, ontem, ao reconstituir a história, foi usada uma outra atriz. Mais jovem e diferente de Elizabeth Savalla. Mas como ela poderia ter uma cara tão diferente da que aparece nas fotos se o trágico acontecimento ocorreu depois de ela deixar de ser chacrete?"

Bingo! Qual teria sido a solução? Rafael não tem a resposta, mas a sua observação é correta: "Sei que seria difícil rejuvenescer a atriz para as cenas, mas não seria o caso de ter pensado nisso quando fizeram a decoração da casa da personagem?"

amoravidamarcia3Já um outro "detetive", Mr. Novela, habitual frequentador deste blog, apresenta uma sugestão que teria evitado a incoerência: "A-B-SUR-DO! A solução seria simples e várias novelas já fizeram. Bastaria botar uma figurante jovem de costas, com a voz dublada atual de Savalla", escreveu.

Em tempo: Em vídeo divulgado pela Globo um pouco antes de a novela estrear, Elizabeth Savalla conta como foi feita a montagem (acima) das fotos de antigas chacretes com o seu rosto jovem. Veja aqui.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.