Topo

“Domingo da Gente” recicla atrações nacionais e estrangeiras em sua estreia

Mauricio Stycer

10/11/2013 15h11

domingodagentegalisteu1

Adriane Galisteu inaugurou o "Domingo da Gente", pontualmente às 11h, dizendo: "Boa tarde!" O erro não é dos mais graves, mas dá uma ideia das dificuldades que envolvem gravar um programa com antecedência sem nem mesmo saber o horário em que vai ao ar.

A nova atração dominical da Record, no ar entre 11h e 15h15, pelas próximas 15 semanas, nasce com uma proposta original: não tem apresentador fixo. A cada semana, o auditório será comandado por uma celebridade diferente.

Também já estão escaladas para a função a ex-dançarina do Tchan Scheila Carvalho e a modelo Ticiane Pinheiro, além do apresentador Geraldo Luis, todos vinculados a programas da emissora. A indefinição sobre outros nomes tem feito a alegria dos sites que cobrem os bastidores da TV.

Além da ideia de fazer rodízio de apresentadores, o "Domingo da Gente" não mostrou muita coisa nova em sua estreia. O programa reciclou variadas atrações, games e competições, já utilizados em diferentes auditórios, inclusive da própria Record.

O programa começou com Carrie, o cachorro dançarino. Também teve duelo entre celebridades (Nany People e Mulher Moranguinho), com direito a punições (como tocar numa cobra). Os números musicais foram protagonizados por MC Sapão, Pixote, Pablo e Gabriel Valim. Ex-participantes da "Fazenda" surgiram em uma gincana, que prosseguirá nas próximas semanas. A cantora Anitta deu uma entrevista – a milésima de 2013.

domingogentegalisteufaroA própria apresentadora foi, também, personagem de diferentes momentos do programa – um expediente que a Record explora em várias outras atrações. Mostrou a casa onde passou a infância de classe média baixa, na Lapa. Respondeu a perguntas "polêmicas" do público. Acompanhou a Polícia Militar em um dia de clássico entre São Paulo e Corinthians. E ouviu os emocionados depoimentos de amigos e colegas sobre a sua trajetória.

Para não dizer que apenas atrações locais foram recicladas, "Domingo da Gente" também explorou brincadeiras usadas pelo humorista e apresentador Jimmy Fallon em seu programa na TV americana. Durante o encontro de Galisteu com Anitta, foi encenada a "roleta russa do ovo". Depois, com Rodrigo Faro, a "guerra de água" (acima). Se faltou criatividade, houve transparência nos dois casos, com a exibição prévia de cenas do "Late Night" de Fallon.

Em tempo: Dados prévios do Ibope indicam que a estreia do "Domingo da Gente" registrou média de 5 pontos em São Paulo, ficando em terceiro lugar, atrás da Globo (10,2) e do "Domingo Legal", do SBT (6,5).

Leia também
Galisteu diz que não pensou em contrato ao gravar o "Domingo da Gente"
Caravanista confirma tentativa de cárcere privado da Record; emissora nega 
"É impossível confinar uma plateia", diz diretor da Record
Com programa de 4 h, Adriane Galisteu estreia dia 10 de novembro na Record 

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.