Sem uma biografia não autorizada, telefilme vencedor do Emmy não existiria
Scott Thorson tinha 17 anos em 1976 quando conheceu Liberace (1919-1987). Logo tornou-se assistente e, por cinco anos, namorado do pianista. É a história desta relação o tema de "Behind the Candelabra", o campeão do Emmy 2013, vencedor em 11 categorias.
Exibido pela HBO, levou os prêmios de melhor minissérie/telefilme, melhor diretor (Steven Soderbergh) e melhor ator (Michael Douglas), entre outros. Matt Damon, no papel de Thorson, foi indicado, mas não levou.
A certa altura da história, depois de ter sido largado pelo namorado famoso, Thorson entra numa loja e encontra uma biografia de Liberace à venda. Folheia o livro e se detém numa passagem que descreve as muitas aventuras amorosas do pianista… com mulheres.
Thorson sabe que é tudo mentira. Liberace nunca se relacionou com mulheres, mas não admitia publicamente ser gay. Chegou a processar jornais que divulgaram essa informação. Ao morrer, em consequência do vírus da Aids, pediu que não fosse revelada a verdadeira causa.
Um ano depois da morte do pianista, em 1988, Thorson publicou o livro "Behind the Candelabra: My Life With Liberace". É esta biografia não autorizada que serviu de base para o premiado telefilme dirigido por Soderbergh. Não sei dizer o quanto ela faz justiça ao músico e o quanto ela distorce fatos reais, mas é uma versão, sob a ótica de uma pessoa que esteve muito próxima dele, de um período importante de sua carreira e vida.
No Brasil, hoje, o livro de Thorson não poderia ser publicado. Certamente, os descendentes de Liberace impediriam na Justiça que chegasse às livrarias.
Leia mais
"Behind the Candelabra" é o grande vencedor do Emmy com 11 prêmios
Michael Douglas leva Emmy por papel de pianista gay e dedica a Matt Damon
Michael Douglas vive um brilhante pianista gay em "Minha vida com Liberace"
Horários
A HBO Brasil começou a apresentar "Behind the Candelabra" esta semana. Há 14 exibições programadas até o próximo dia 5 de novembro. As próximas são as seguintes: nesta quarta (23), às 14h55, no HBO 2; quinta (24), à 0h07, no HBO 2, e às 22h, no HBO HD; sexta (25), às 3h30, no HBO Signature, e às 23h50, no HBO; sábado (26), às 15h55, no HBO HD, e às 19h55, no HBO 2. Mais detalhes aqui.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.