Topo

Ibope acha “natural” as emissoras só valorizarem dados positivos

Mauricio Stycer

23/10/2013 20h10

A estratégia de divulgação de dados de audiência utilizada pela Record e pelo SBT, comentada aqui no blog, é acompanhada com atenção pelo Ibope. "É natural que as empresas procurem valorizar os dados mais favoráveis", diz Antonio Wanderley, diretor de marketing do Ibope Mídia.

Leia aqui: A arte de valorizar os bons números do Ibope e esconder os piores

Como mostrado na terça-feira (22), o SBT festejou ter empatado com a concorrente na média de todo o dia 21. Já a Record comemorou ter vencido o rival na faixa das 7h à meia-noite.

Ambos os dados são corretos e o Ibope não se incomoda que sejam usados da forma que as emissoras julgarem melhor. Na verdade, a empresa de pesquisas se orgulha que as ferramentas que oferece aos clientes permita esta flexibilidade. "A gente investe muito em ter as ferramentas mais flexíveis possíveis para o mercado", diz Wanderley.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.