SBT e Record confundem com números diferentes do Ibope de Eliana e Faro
A guerra pela vice-liderança, disputada por SBT e Record, fez uma vítima nesta segunda-feira (23): a verdade. As duas emissoras divulgaram números diferentes para valorizar os desempenhos de suas atrações.
A Record informou: "Em sua edição ao vivo, neste domingo (22/09), 'O Melhor do Brasil', comandado por Rodrigo Faro, registrou seu melhor índice de audiência desde que passou a ser exibido aos domingos: 9 pontos de média, consolidando o segundo lugar. A atração marcou ainda pico de 13 pontos e share de 17%."
Já o SBT avisou: "Eliana conquistou a vice-liderança e venceu o programa do apresentador concorrente, que foi exibido ao vivo. Com crescimento de 30%, no ar das 14h59 às 19h01, Eliana marcou 9 pontos, contra 8 da terceira colocada e 13 da primeira. Na briga com o apresentador da concorrente, das 15h14 às 19h01, Eliana obteve 9 pontos contra 8 do apresentador."
Quem está falando a verdade? Questionei as duas emissoras. A Record reconhece que os números estão arredondados para cima. Em números absolutos, "O Melhor do Brasil", exibido das 15h14 às 19h19, segundo a emissora, conseguiu média de 8,6 pontos. Já o SBT, no horário, teve média de 8,9 pontos.
Já o SBT informa o seguinte: Eliana ficou no ar das 14h59 às 19h. Neste período bateu a Record por 9 a 8. No período em que Faro esteve no ar, das 15h14 às 19h18, Eliana venceu o rival por 8,8 a 8,6. No confronto entre os dois, das15h14 às 19h, o resultado foi 9 a 8 para a loira do SBT.
Com estes dados, não é correto a Record informar que o programa de Faro "consolidou o segundo lugar". Pelo mesmo motivo, também não é exato afirmar, como fez o SBT, que a emissora "conquistou a vice-liderança". Os números apontam para um empate técnico.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.