Topo

“Programa da Tarde” festeja um ano perdendo das reprises de novelas do SBT

Mauricio Stycer

11/09/2013 17h56

Já comentei aqui que a grade do SBT tem cheiro de naftalina. São sete novelas por dia – cinco delas, reprises. Aos que reclamam da falta de ousadia, Silvio Santos deve responder com risos. Sem gastar quase nada, as suas reprises garantem o que a emissora mais quer – a vice-liderança.

Exemplo de como esta estratégia tem funcionado ocorreu, mais uma vez, na tarde de terça-feira (10). Era um dia especial para a Record. A emissora comemorava um ano do "Programa da Tarde", apresentado por Britto Jr., Ana Hickmann e Ticiane Pinheiro. "O primeiro ano de programa é muito importante porque ele comprova que o programa veio para ficar", festejou Britto.

Enquanto esteve no ar, a atração enfrentou três novelas do SBT. Perdeu das três. "Marimar" marcou 5 pontos, contra 4. Já "Cuidado com o Anjo" e "Rubi" registraram 6 pontos, contra 4 da atração da Record. Este placar se repete frequentemente.

Ao longo de todo este primeiro ano, segundo a Record, o "Programa da Tarde" empatou com o SBT, com média de 5 pontos. No meio do caminho, a atração trocou de diretor, sem alterar a situação.

É evidente que há algo errado. Não dá para ignorar o investimento que o "Programa da Tarde" recebe, o que inclui o esforço em levar convidados ao auditório, os diferentes games que apresenta, e a "Patrulha do Consumidor", de Celso Russomanno. Com tudo isso, não consegue bater reprises de novelas mexicanas. Falta alguma coisa.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.