Topo

Volta de “Carrossel” sinaliza opção do SBT pelo caminho mais fácil

Mauricio Stycer

31/07/2013 18h33

Exibida entre 21 de maio de 2012 e 26 de julho de 2013, a novela "Carrossel" ganha uma espécie de "vale a pena ver de novo" do SBT apenas nove dias depois do último capítulo ter sido apresentado. Das 20h30 ela passa agora para o horário das 18h30, "atendendo a milhares de pedidos", segundo a emissora.

A reprise, tudo indica, busca prolongar o sucesso e os lucros obtidos com a novela. Foram 310 capítulos com uma audiência média de 12 pontos, números que ajudaram a impulsionar não apenas a publicidade como o merchandising de produtos relacionados.

O sucesso do melodrama infantil mostrou o talento do SBT em encontrar nichos no mercado e entender o que o seu público deseja ver na televisão. Foi uma bola dentro. Não à toa, a novela foi substituída por "Chiquititas", uma produção com características semelhantes.

Porém, a decisão de reprisar "Carrossel" uma semana depois que a novela acabou lembra que o SBT, mais uma vez, prefere o caminho fácil da reprise ao do investimento em produção original. É uma política que pode ter explicações de ordem estratégica ou comercial, mas reforça a impressão de que a emissora não está preocupada com a imagem que projeta para o mercado.

Veja mais
SBT reprisa "Carrossel" uma semana após término da novela

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.