Topo

Justus em protesto parece truque, mas não é, garante a Record

Mauricio Stycer

02/07/2013 13h15

Exibidas na noite de segunda-feira, no programa "Roberto Justus +", as imagens do publicitário diante de um protesto na avenida Paulista levaram muita gente a imaginar que se tratava de um truque. À primeira vista, parece haver uso de chroma key, um efeito especial que se obtém pela  sobreposição de uma imagem em primeiro plano a outra de fundo.

A emissora garante que Justus estava na passeata e que as imagens são reais. O estranho efeito, diz a Record, deve-se à utilização de um equipamento de melhor qualidade do que o habitual. Entre as testemunhas da cena, encontra-se, inclusive, o maquiador responsável pelos retoques na pele e no topete do apresentador. Justus também postou em sua conta no Instagram fotos da gravação.

O programa, com a participação dos jornalistas Adriana Araújo, Marcelo Rezende, Ricardo Kotscho e Celso Zucatelli, discutiu as manifestações pelo Brasil e marcou 3 pontos no Ibope, ficando em segundo lugar no horário.

Em tempo: O repórter Patrick Mesquita, do UOL Esporte, presente no protesto, também viu Justus no local. Leia aqui.

Atualizado às 17h: No esforço de acabar com as suspeitas, por volta das 16h30, a Record divulgou para a imprensa seis fotos da gravação de Justus na avenida Paulista, incluindo a imagem acima.

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.