“Sangue Bom” segue a boa tradição de diálogo com outras novelas
Como toda empregada ou cozinheira de novela, Nice (Izabella Bicalho) é abusada e gosta de se meter na vida da patroa. Numa cena muito engraçada, nesta quarta-feira (22), ela se recusou a dançar o funk da Mulher Mangaba para o advogado de Damaris (Marisa Orth). "Dona Damaris, eu sou paga para cuidar da casa. Não é para dançar com as visitas", disse Nice, levando a patroa a dizer: "Mas que insolência! Ta pensando que isso aqui é o quê? Novela das empreguetes? Não, querida. Aqui você é elenco de apoio. Tá?"
A referência a "Cheias de Charme" (2012) não é a primeira em "Sangue Bom". Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari têm recorrido com freqüência à metalinguagem na novela. Era esperado, aliás, que isso ocorresse, uma vez que a mídia é um dos temas principais da história. Em meio ao texto afiado e bem-humorado da dupla, não faltam referências engraçadas, como esta que citei, a outras novelas, atores e celebridades.
Há uma longa tradição de metalinguagem nas novelas da Globo. Silvio de Abreu talvez seja o campeão na matéria. Generoso, sempre fez muitas citações a trabalhos de colegas em suas comédias, desde a década de 80. No remake de "Ti-Ti-Ti" (2010), a própria Maria Adelaide Amaral fez várias brincadeiras com outras novelas. Uma delas, como me lembraram Andre Santana e Nilson Xavier, parece um pouco com a cena de "Sangue Bom". Jaqueline, a personagem de Claudia Raia, observa a certa altura: "Olha a empregada querendo fala. Tá pensando que aqui é novela do Manoel Carlos?"
Aguinaldo Silva, em "Fina Estampa" (2011), também citou outra novela, no caso, de sua própria autoria, "Senhora do Destino", numa cena igualmente engraçada, em que Tereza Cristina (Christiane Torloni) cometeu um crime imitando Nazaré Tedesco (Renata Sorrah).
Mais do que generosidade, saber dialogar com trabalhos semelhantes de colegas denota consciência de que a teledramaturgia tem uma história e que é possível refletir sobre o próprio ofício de maneira inteligente e bem-humorada.
Leia mais
Citações de cigano Igor em "Sangue Bom" chateiam Ricardo Macchi; autora lamenta a mágoa do ator
Atualizado às 18h45.
Sobre o autor
Contato: mauriciostycer@uol.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.