Topo

Com “Amor à Vida”, principais novelas da Globo agora se passam fora do Rio

Mauricio Stycer

20/05/2013 19h13

Apesar do sotaque carioca da maioria dos atores, as principais novelas da Globo neste momento se passam fora do Rio. Sabendo que a cidade onde a Globo tem tido mais dificuldades com o Ibope é justamente São Paulo, esse movimento pode não ser acidental.

"Amor à Vida", que estreou nesta segunda-feira (20), será ambientada em São Paulo, assim como "Sangue Bom", cuja ação divide-se entre alguns bairros da cidade, com especial destaque para a Casa Verde. Já "Flor do Caribe" se passa no paradisíaco litoral do Rio Grande do Norte. Apenas "Malhação" tem o Rio como cenário.

Desde 2010, isso não ocorria. Neste ano, foi exibida "Passione", a última novela das 21h a se passar em São Paulo. Todas as que vieram depois foram ambientadas no Rio: "Insensato Coração" (com um núcleo em Florianópolis), "Fina Estampa", "Avenida Brasil" e "Salve Jorge".

São Paulo, por outro lado, tem dividido com o Rio a escolha para cenário das novelas das 19h. "Tempos Modernos" e "Ti-Ti-Ti" se passaram na cidade. Depois vieram "Morde & Assopra", ambientada na fictícia Preciosa, no interior de São Paulo, "Aquele Beijo" (Rio), "Cheias de Charme" (Rio) e "Guerra dos Sexos" (São Paulo).

No caso das novelas das 18h, a escolha do local tem sido mais variada. "Escrito nas Estrelas" se passou no Rio, sendo seguida por "Araguaia" (região centro-oeste), depois "Cordel Encantado" (Nordeste), "A Vida da Gente" (Porto Alegre e Gramado), "Amor Eterno Amor" (Rio) e "Lado a Lado" (Rio).

Leia mais
Nilson Xavier:
Estreia de "Amor à Vida" é marcada por capítulo ágil e envolvente
Abertura de "Amor à Vida" foi criada por animador de "Os Vingadores" 
Diretor de "Amor à Vida" volta a levantar discussão sobre plágio em suas novelas

Sobre o autor

Mauricio Stycer, jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 30 anos. É repórter especial e crítico do UOL. Assina, aos domingos, uma coluna sobre televisão na "Folha de S.Paulo". Começou a carreira no "Jornal do Brasil", em 1986, passou pelo "Estadão", ficou dez anos na "Folha" (onde foi editor, repórter especial e correspondente internacional), participou das equipes que criaram o diário esportivo "Lance!" e a revista "Época", foi redator-chefe da "CartaCapital", diretor editorial da Glamurama Editora e repórter especial do iG. É autor dos livros "Topa Tudo por Dinheiro - As muitas faces do empresário Silvio Santos" (editora Todavia, 2018), "Adeus, Controle Remoto" (Arquipélago, 2016), “História do Lance! – Projeto e Prática do Jornalismo Esportivo” (Alameda, 2009) e "O Dia em que Me Tornei Botafoguense" (Panda Books, 2011).

Contato: mauriciostycer@uol.com.br

Sobre o blog

Um espaço para reflexões e troca de informações sobre os assuntos que interessam a este blogueiro, da alta à baixa cultura, do esporte à vida nas grandes cidades, sempre que possível com humor.